Benefícios do grão de bico para a saúde


O grão de bico é um alimento rico em nutrientes e minerais, que infelizmente, ainda não é muito popular no Brasil. O que é um grande erro, visto que os benefícios do grão de bico para a saúde são muitos.

Existem inúmeras maneiras de prepará-lo. Você pode usar para criar saladas, ensopados, sopas, pastas. É um acompanhamento muito versátil que pode ser usado para substituir o feijão, por exemplo.

Os principais benefícios do grão de bico para a saúde

Benefícios do grão de bico para a saúde
Benefícios do grão de bico para a saúde

Ele é um alimento rico em potássio (mineral importante para a redução da pressão arterial, por exemplo), cálcio, ácido fólico, manganês, zinco e ferro. Por falar em ferro, o que está contido no grão de bico é mais facilmente absorvido pelo organismo. Desta forma, é possível evitar doenças como a anemia.

Quem sofre com dificuldade de digestão também pode usufruir dos benefícios do grão de bico, uma vez que ele é extremamente rico em fibras que não só favorecem a digestão, mas também colaboram para evitar a absorção de gorduras ruins pelo organismo evitando assim doenças cardiovasculares e o aumento do colesterol ruim.

Tem problemas para dormir? Anda muito nervoso? Então incluir o grão de bico na alimentação pode trazer ainda esta vantagem: Por conter triptofano em sua composição, ele estimula a produção de serotonina, que é um neurotransmissor que traz a sensação de relaxamento e bem estar, ou seja, a pessoa fica mais calma e relaxada.

Outros benefícios do grão de bico para a saúde seriam os seguintes:

  • Não possui o índice glicêmico muito alto, então não aumenta demasiadamente a produção de insulina pelo pâncreas. Sendo assim, pessoas que sofrem com diabetes podem consumir moderadamente o alimento.
  • Possui saponinas, que são responsáveis por proteger contra doenças cardiovasculares e outras como a osteoporose e é um ótimo alimento para mulheres na menopausa.
  • É rico em magnésio que colabora para o efeito antioxidante das células.
  • O potássio presente também é importante para prevenir doenças como a artrite e também as câimbras.

Como consumir e preparar o grão de bico

Existem uma série de receitas com grão de bico que você pode preparar. Ele é também uma ótima opção para veganos e vegetarianos pois pode ser usado para preparo de hamburguer, tortas salgadas e outros.

Você pode comprar o grão cru e preparar em casa, usando a panela de pressão. Se estiver com pressa, a versão encontrada em supermercados, que é enlatada, também pode ser de grande ajuda.

3 comentários em “Benefícios do grão de bico para a saúde”

  1. Eu adoro grão de bico e também acabo comendo sem tirar a pele mesmo 😅 Essa dica do pano de prato faria muita sujeira. Vou experimentar as outras dicas. Até porque, quero deixar de molho para cozinhar grão de bico amanhã.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.