Benefícios do Barbatimão para saúde

O Stryphnodendron, mais conhecido como barbatimão, é uma planta nativa do cerrado brasileiro encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Bahia. É uma planta medicinal que vem sendo estudada no Brasil pelos seus efeitos benéficos para as pessoas. Apesar de trazer benefícios aos humanos, é uma planta tóxica para bovinos e herbívoros. Conheça os benefícios do Barbatimão para saúde, como consumir esta planta e obter os resultados necessários.


Benefícios do Barbatimão para saúde

Ajuda combater Staphylococcus aureus

O extrato hidroalcoólico da planta se mostrou eficaz no combate a infecções causadas pela bactéria Staphylococcus aureus como pneumonia, meningite etc.

Reduz sensação de dor

Estudos recentes mostraram que o extrato do barbatimão reduz a sensação de dor.

Reduz corrimento vaginal e ajuda contra HPV

O extrato alcoólico da casca do caule é recomendado para tratar corrimento vaginal, HPV e outras infecções pois possui propriedades antibacterianas. Também indicado no tratamento de hemorróidas, candidíase, gonorréia e outros.

Benefícios do barbatimão para saúde

Benefícios do barbatimão para saúde

Anti-inflamatório e cizatrizante

As cascas secas do barbatimão podem ser utilizadas como cicatrizante para feridas e anti-inflamatório, pois contém tanino, substância adstringente que contrai as bordas das feridas reduzindo seu tamanho e induzindo a formação de uma nova pele e novos capilares sanguíneos. A pomada tem o mesmo efeito.

Ajuda contra inflamação da garganta e gastrite

Além do seu poder anti-inflamatório, as cascas do caule possuem ação adstringente e anti-séptica podendo ser utilizadas para tratamento de inflamação na garganta, úlceras e gastrite.

Como consumir Barbatimão

O Barbatimão pode ser usado externamente aplicando creme, pomada ou folhas secas sobre o local ou internamente consumindo chá da casca do caule. Até mesmo o chá pode ser utilizado externamente sendo usado para lavagem da área afetada ou banho de assento para infecções urinárias e outras infecções. A maneira mais consumida atualmente é como chá. Os especialistas recomendam de uma a três xícaras de chá por dia. Mas não tome por períodos prolongados.

Para preparar o chá basta misturar 20 g da casca do barbatimão lavadas em um litro de água fervente. Desligue o fogo e deixe repousar por 5 a 10 minutos, depois coe.

Contraindicações do Barbatimão

Gestantes e lactantes não devem consumir esta planta sem falar com o médico. Em alguns estudos foram notados efeitos abortivos.

Caso tenha reações indesejáveis entre em contato com seu médico. Algumas pessoas tiveram irritação no estômago quando tomaram por período prolongado. Por isso se tiver gastrite ou úlcera pergunte ao seu médico se pode tomar esta planta.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.