Saúde e Beleza

Benefícios do manjericão para saúde

O manjericão é uma das ervas mais saborosas da cozinha que pode ser utilizado em pizza, molhos e como tempero nos mais diversos alimentos. Se você também ama manjericão vai gostar de saber que além de ser gostoso ele possui diversas propriedades boas para saúde. Conheça agora alguns dos benefícios do manjericão para saúde e por que você deve consumí-lo mesmo quando não for muito fã.


Benefícios do manjericão para saúde

Reduz inflamação e inchaço

Estudos mostraram que o manjericão santo ou Tulsi reduziu em até 73% o inchaço após 24 horas de tratamento, com efeitos similares ao diclofenaco, que age como anti-inflamatório usado no tratamento de artrite. Isto devido aos óleos essenciais presentes na planta. Podendo ser utilizado como auxiliar no tratamento da artrite.

Tem propriedades antienvelhecimento

Estudos mostraram que o manjericão pode ajudar a prevenir os efeitos negativos do envelhecimento por causa dos antioxidantes presentes, protegendo a pele contra o estresse oxidativo. Sendo efetivo na prevenção do dano causado por radicais livres no fígado, cérebro e coração.

Pode-se beber o chá de manjericão ou, no caso da pele facial, passar o extrato de manjericão no rosto e depois lavar.

Benefícios do manjericão para saúde

Benefícios do manjericão para saúde

Tem propriedades antibacterianas

Também por causa dos óleos essenciais presentes, ele pode ser utilizado contra o crescimento de bactérias sendo útil para combatê-las. Seus óleos contém estragol, linalol, eugenol, limoneno, cineol e mirceno. Sendo efetivo contra bactérias como Listeria monocytogenes, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e outras.

Bom para o coração

O manjericão é rico em vitamina A e betacaroteno, os dois são poderosos antioxidantes que protegem as células que formam os vasos sanguíneos. Eles não permitem que os radicais livres oxidem colesterol nos vasos, prevenindo o entupimento das artérias, ou seja, a arterosclerose.

Como selecionar e guardar

Sempre que possível prefira as folhas frescas ao invés da erva desidratada pois ela perde propriedades e sabor ao ser desidratada.

Selecione os ramos que estiverem com as folhas mais verdes e vibrante, sem pontinhos amarelos ou escuros. Quando comprar majericão desidratado dê preferência por produtos orgânicos, uma vez que estes não sofrem irradiação. Processo que pode causar efeitos negativos e ainda diminui as vitaminas da planta.

Guarde as folhas frescas na geladeira com papel toalha umedecido em volta. Elas também podem ser congeladas tanto inteiras quanto cortadas, deixando dentro de um saco zip lock ou algo parecido. Já o desidratado tem que ficar em pote plástico em local seco e escuro.

Como consumir majericão

O manjericão pode ser consumido na salada misturando as folhas frescas com alface e outras folhas de sua preferência. As folhas podem ser adicionadas em cima da pizza com tomate e muçarela, para fazer a pizza marguerita. As folhas também podem ser trituradas com alho e azeite para fazer um molho pesto que pode ser consumido no pão, macarrão etc.

A erva deve ser adicionada, de preferência, no final do preparo, para que seu sabor e essência não sejam perdidos.

Ele pode ser consumido como chá, misturando algumas folhas com água fervente. Deixe uns 10 minutos. Depois é só deixar esfriar e tomar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários