Saúde e Beleza

Como evitar o ressecamento da pele

Durante as quatro estações do ano a pele sofre demais. A exposição aos raios solares, poeira, chuva e outros agentes só trazem danos para o tecido. Por isso, devemos sempre separar alguns minutos do dia para dar uma atenção especial. Evitar o ressecamento da pele é essencial também para evitar o aparecimento de feridas ou de outros tipos de doenças da pele.


Dicas para evitar o ressecamento da pele durante todo o ano

Engana-se quem pensa que a pele só pode ficar ressecada durante o inverno. É fato que durante o inverno ela sofre mais, mas você precisa ter cuidado durante todo o ano. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a evitar o ressecamento da pele durante todo o ano.

Como evitar o ressecamento da pele

Manter uma correta higiene da pele é fundamental para evitar o ressecamento durante todo o ano

Tenha uma alimentação equilibrada

É importante ter na alimentação ingredientes que colaboram para uma melhor saúde da pele. Alguns exemplos seriam a cenoura, o salmão, a rúcula, a manga, o cacau, alimentos ricos em licopeno, dentre outros. Evite também o consumo exagerado de açúcar, uma vez que ele é um verdadeiro veneno para a pele.

Separe um tempo para fazer uma higienização completa

Geralmente após o banho, aproveite para fazer uma higienização completa na pele. Faça uma esfoliação (veja como fazer esfoliante caseiro) e logo em seguida hidrate a pele normalmente. Jamais vá dormir usando maquiagem, por exemplo.

Mantenha seu corpo hidratado

Tome bastante água durante o dia. Não importam outros líquidos ou sucos. Invista em água! É saudável, não engorda e mantém as suas células saudáveis. Boa parte da hidratação deve vir de dentro pra fora. Veja os muitos benefícios da água para a saúde.

Use hidratantes de acordo com o seu tipo de pele

Faça uso de hidratantes de acordo com o seu tipo de pele. Se você tem pele seca, use os que são indicados para este tipo de pele, por exemplo. O creme Nívea da latinha azul é um ótimo hidratante principalmente para pele extremamente ressecadas. O aloe vera também pode ser usado como um hidratante natural, principalmente para quem possui alergia a produtos químicos.

Evite tomar banho com a água muito quente

A água muito quente resseca demais a pele. Por isso, prefira uma água mais morna para tomar o seu banho diário.

Evitar o ressecamento da pele é uma tarefa simples, porém requer cuidados diários. Se você possui alguma restrição ou alergia, antes de usar um produto, consulte sempre um médico dermatologista. A mesma indicação vale se você não conseguir amenizar os sintomas do ressecamento. Procure o médico para saber a origem do problema.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários