Saúde e Beleza

Benefícios do cacau para a saúde

Sempre quando se pensa em cacau, o que vem na mente é sempre o chocolate. O que muita gente não sabe é que são muitos os benefícios do cacau para a saúde.


Os grãos do cacau são extremamente ricos em compostos importantes para o nosso organismo. Em cada unidade é possível encontrar potássio, cobre, cálcio, magnésio e muitos outros minerais.

Os principais benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para a saúde

Função Anti-inflamatória: O cacau é rico em flavonoides, que possuem efeito anti-inflamatório. Desta forma, evitamos inflamações no organismo e aparecimento de doenças oportunistas.

É bom para reduzir a pressão sanguínea: O cacau é rico em potássio. O potássio é um mineral necessário para reduzir os índices da pressão arterial.

Melhora as funções cerebrais e a memória: Os mesmos flavonoides que colaboram para evitar inflamações, também colaboram para uma melhor função cerebral e da memória. Eles são responsáveis por melhorar a oxigenação e a circulação do sangue.

Evita o envelhecimento precoce das células: O cacau possui efeito antioxidante, que evita o aparecimento dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce e crescimento desordenado das células.

Melhora a ansiedade: O cacau libera endorfina no cérebro, que é uma substância responsável pela sensação de bem-estar. Desta forma, é possível amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade.

Melhora a saúde do coração: Por ser rico em magnésio, um mineral essencial para a saúde do coração, o cacau é um ingrediente benéfico para manter a saúde do coração em dia.

Melhora a saúde da pele: O cacau possui substâncias como o ácido ascórbico, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, dentre outras. Estas substâncias em conjunto são boas para melhorar a saúde da pele. As indústrias de cosméticos estão cada vez mais usando o cacau como matéria prima de produtos especialmente para o rosto.

Como consumir o cacau

Para conseguir todos os benefícios do cacau para a saúde, o ideal é consumir o produto na sua versão em pó. O chocolate, só é “saudável” se tiver 70% ou mais de cacau. A grande maioria dos que são comercializados no país tem como principal ingrediente o açúcar, por isso não são saudáveis e não trazem os benefícios acima.

Você encontra o cacau em pó em supermercados ou em lojas de produtos naturais. Ele pode ser usado na preparação de bebidas, bolos e doces. É uma versão muito mais saudável que o tradicional achocolatado que é usado em muitas casas brasileiras.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário