Saúde e Beleza

Dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo


Milhares de pessoas em todo o mundo sofrem continuamente com a ansiedade e o nervosismo. O problema é que quando isto não é tratado corretamente, pode desencadear uma série de doenças mais graves. Controlar a ansiedade e o nervosismo não é uma tarefa difícil, mas dependendo caso, pode ser necessário procurar ajuda médica.

No post de hoje, iremos compartilhar algumas dicas que podem lhe ajudar a controlar os sintomas de maneira natural, sem a necessidade de uso de remédios.

Dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo

controlar a ansiedade e o nervosismo

Controlar a ansiedade e o nervosismo

Tente não resolver todos os problemas ao mesmo tempo

Todas as pessoas tem problemas que precisam ser resolvidos. Sejam problemas financeiros, problemas familiares. Entenda que nem sempre é possível resolver todos ao mesmo tempo por isso, você deve definir prioridades. O que é mais grave? O que realmente está ao meu alcance? Ao resolver o principal problema, uma carga pesada já vai sair das suas costas.

Tente diminuir o consumo de cafeína

Se você é daqueles viciados em café, chá preto, mate ou refrigerante de cola e sofre muito com ansiedade, deve pensar duas vezes antes de consumir este tipo de bebida. Eles aumentam as atividades dos neurônios e com isso acentuam ainda mais os níveis de ansiedade.

Pratique exercícios físicos, por mais simples que eles sejam

Ao praticar exercícios físicos, o corpo aumenta a produção de serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem estar. Se você tem dificuldades para praticar exercícios, comece com uma simples caminhada, de pelo menos 30 minutos. Reserve este tempo para você e veja o quanto lhe fará bem.

Procure um hobby

Escolha uma atividade que você gosta e que esteja dentro das suas possibilidades. Esta atividade pode ser escrever, desenhar, pintar, fazer artesanato, não importa. O importante é que você se desligue do mundo e se dedique somente ao seu hobby durante determinado período do dia.

Faça exercícios para controlar a respiração

Pare por alguns minutos e tente inspirar e expirar calmamente, de preferência em um ambiente silencioso e calmo. Esta técnica de relaxamento ajuda e muito a controlar a ansiedade e o nervosismo.

Evite situações em que você sabe que irá se estressar

É difícil, eu sei. Mas sempre que possível fuja de situações em que você sabe que vai se aborrecer. Isso não faz bem para você e para sua saúde. Além de aumentar demais as crises de ansiedade.

Desligue-se do passado

Você sofre por coisas que aconteceram há muitos anos? Tente desapegar do passado e viva o presente. O passado não pode ser alterado. O que você fazer é trabalhar o seu presente para ter um futuro melhor.

Tente mudar um pouco a sua alimentação

Procure ingerir alimentos que colaboram para um efeito calmante, como o maracujá, a camomila e o grão de bico, que colabora para a produção de serotonina.

Não tenha medo de pedir ajuda

Muita gente acredita que consegue resolver tudo sozinho. Inclusive combater a ansiedade. Seja qual for o problema que você tenha que resolver, não é vergonha alguma pedir ajuda.

Você tem mais alguma dica para controlar a ansiedade e o nervosismo? Colabore conosco na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários