Saúde e Beleza

Benefícios do Maracujá para a saúde

O maracujá é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Sua fama é por conta do poder de calmante natural que ele tem. Sua polpa é utilizada para o preparo de sucos, doces, molhos e muitas outras receitas interessantes. Depois de várias pesquisas, ficou constatado ainda que o maracujá é uma fruta muito benéfica para a saúde. Além do poder calmante, ela ainda pode te oferecer muito mais. Conheça alguns benefícios do maracujá para a saúde e como consumí-lo.


Os benefícios do maracujá para a saúde

É rico em vitamina C e antioxidantes: Ele protege o seu organismo contra a ação causada pelos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os radicais livres, quando em excesso, ainda são responsáveis por transformarem células saudáveis em células cancerosas. Por isso, pode-se dizer também que o maracujá pode ajudar a combater o câncer.

Aumenta a imunidade: Os altos índices de vitamina C encontrados na fruta ajudam a evitar gripes, resfriados e outras doenças respiratórias como a asma.

Benefícios do Maracujá para a Saúde

Além de calmante, o maracujá tem outros benefícios para a saúde.

Evita doenças como a anemia: O maracujá é uma fruta rica em ferro, componente necessário para evitar doenças como a anemia. Uma unidade da fruta já oferece cerca de 20% da quantidade diária recomendada.

Ajuda a dormir melhor: O efeito calmante do maracujá é verdadeiro. Portanto, se você tem dificuldades para dormir, procure ingerir maracujá durante a noite. Veja também dicas para dormir melhor.

É um ótimo auxiliar para reduzir a pressão arterial: O maracujá também contém potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de sódio no organismo. O sódio é o grande causador da hipertensão.

Facilita a digestão: A fruta possui uma grande quantidade de fibras solúveis, que ajudam a facilitar a digestão dos alimentos que você consome.

Aproveite também a casca de maracujá

Quer quer emagrecer, pode contar com a farinha de casca de maracujá. A “parte branca” presente na casca é rica em pectina. No estômago, ela se transforma em uma espécie de gel que provoca sensação de saciedade, diminuindo assim, a fome. Ela também faz com que o aumento de insulina no sangue seja lento, desta forma, a vontade de continuar comendo, demora mais para aparecer.

Como fazer o suco de maracujá em casa

Preparar o suco de maracujá é muito simples. Basta misturar a polpa da fruta com água, gelo e açúcar ou adoçante. Bata no liquidificador e coe em seguida. Se preferir sem adoçante ou açúcar, pode preparar normalmente da mesma forma, sem incluir este ingrediente.

Agora que você já conhece os benefícios do maracujá para a saúde, que tal incluir esta fruta na sua dieta? Mas lembre-se, nada de consumir em excesso. Em caso de dúvidas, consulte um médico ou nutricionista.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

5 Comentários