Saúde e Beleza

Benefícios da camomila para a saúde

A camomila é uma planta muito usada para preparar chás com efeito calmante. Mas ao contrário do que muita gente imagina, ela oferece muito mais benefícios para saúde do que apenas acalmar. A planta tem origem na Europa e América do Norte e surpreende nas suas utilidades. Se você acha que a camomila serve só para fazer chá, além dos benefícios da camomila, iremos também mostrar outras utilidades que você pode ter com a planta.


Quais os principais benefícios da camomila para a saúde?

Benefícios da camomila para a saúde

Efeito calmante e melhora no sono: A camomila possui substâncias que aliviam o estresse e melhoram o sono. Por isso muitos recomendam uma xícara de chá sempre antes de dormir.

Fonte de apigenina: A apigenina é uma substância que pode contribuir para evitar o crescimento de células cancerosas, além de ajudar as proteínas a corrigir anomalias das moléculas de RNA.

Alivia problemas gástricos: A camomila alivia dores de estômago, diminui os sintomas da síndrome do sistema irritável e auxilia na digestão.

Alívio para cólicas menstruais: O chá de camomila aumenta os níveis de glicina, que acalma os espasmos musculares. Por isso ajuda a diminuir as dores durante o período menstrual.

Fonte de ácido antêmico: É uma substância que é utilizada para tratar má circulação, inflamações da gengiva e dores de dente.

Fonte de tanino: O tanino é uma substância que é considerada um cicatrizante natural.

O chá de camomila ainda tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico e ajudam na cicatrização de feridas.

Como preparar o chá de camomila

É muito simples preparar o chá de camomila. Basta colocar duas ou três colheres de chá de flores secas em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por três minutos e sirva em seguida. Você pode adoçar ou não, fica ao seu critério de preferência.

Outras utilidades da camomila

Além trazer uma série de benefícios para a saúde, a camomila ainda pode ser usada para:

  • Relaxar os pés: Deixar os pés repousando em água morna com camomila ajuda a relaxar e ainda diminui os inchaços do mesmo.
  • Diminuir olheiras: Faça compressas com chá de camomila gelado nos olhos para aliviar as manchas causadas pelas olheiras.
  • Limpeza de pele: O chá gelado de camomila também pode ser usado como um tônico para limpeza de pele ou ainda ser aplicado após a depilação para evitar irritações na pele.
  • Clarear os cabelos: Muitas pessoas usam o chá de camomila para dar um tom mais claro aos cabelos.

Vale dizer que a camomila só não é indicada para gestantes e pessoas que sofrem de trombose. Consulte sempre seu médico em caso de dúvidas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários