Finanças

Como sacar o FGTS, receber benefício

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado nos anos 60 para proteger os trabalhadores que são demitidos sem justa causa. Por isso, todo mês o empregador tem que depositar em nome de seu empregado o valor de 8% do salário do funcionário numa conta da CAIXA No final de 12 meses o valor total tme que ser igual ao valor de um salário bruto do empregado. Mas como sacar o FGTS? Como posso receber o valor depositado do FGTS em meu nome? Posso usar o cartão cidadão? Pode sacar na Lotérica? Quais documentos necessários? Saiba mais abaixo.


Como sacar o FGTS

Quando ocorre a rescisão de contrato o próprio empregador precisa comunicar à Caixa o ocorrido. Depois que o empregador comunicar espere 5 (cinco) dias úteis para o valor estar disponível para saque.

Nos outros casos o próprio trabalhador terá que comparecer a uma das agências da Caixa para solicitar o saque levando todos documentos especificados nesta página da Caixa. O saque também é liberado em até 5 dias úteis.

Se você tem Cartão Cidadão

Para valores de até R$ 1.500,00 é possível sacar em um dos locais abaixo portando Cartão Cidadão e senha:

  • Lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui
  • Postos de atendimento eletrônico
  • Salas de autoatendimento (é possível fazer o saque sem cartão informando senha e PIS/PASEP/NIT/NIS)

Para valores acima de R$ 1.500,00 o saque só poderá ser feito nas agências da Caixa mesmo que tenha Cartão Cidadão. Em cidades que não tiverem Caixa, basta comparecer a um dos bancos conveniados, lembrando de levar a documentação exigida.

Como sacar o FGTS

Como sacar o FGTS, receber benefício

Quem não tem Cartão Cidadão

Quem não tem cartão só poderá sacar diretamente em uma das agências da Caixa após os 5 dias úteis da solicitação. Não importa o valor. Nas cidades que não tiverem Caixa a pessoa tem que ir em um dos bancos conveniados onde foi feita a solicitação do benefício.

É preciso levar toda documentação exigida pela Caixa especificada no link acima.

Como sacar o FGTS se estiver no exterior?

Quem estiver no exterior pode solicitar o saque do FGTS em um consulado do Governo Brasileiro. É importante levar o formulário de Solicitação de Saque (este é o modelo) preenchido mas não asssinado! Você terá que assinar o formulário na frente do representante consular.

Também é preciso levar documentação (original e cópia) que comprove o direito à movimentação da conta vinculada.

O valor é creditado em conta bancária de banco no Brasil, quem não tiver conta no Brasil pode indicar uma pessoa de confiança para receber o valor. O valor é liberado em 15 dias úteis desde que a documentação para movimentação da conta vinculada FGTS esteja correta.

Dica importante

O valor da conta do trabalhador no FGTS é corrigido todo dia 10 de cada mês. Quando solicitar o saque lembre-se de pedir para que o pagamento do FGTS seja efetuado após o crédito de juros e atualização monetária.

Em caso de dúvidas

Se ainda estiver em dúvida você pode entrar em contato com o SAC da CAIXA no telefone 0800 726 0101. O atendimento é feito 7 dias por semana, 24 horas por dia. Aceita ligação de fixo ou celular.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!