Saúde e Beleza

Benefícios do licopeno para a saúde

O licopeno é a substância responsável por dar a cor vermelha a vários alimentos. Ele é um carotenoide que está presente em alimentos como a melancia, a goiaba, o tomate, dentre outros. São muitos os benefícios do licopeno para a saúde, por isso o consumo dos alimentos que possuem esta substância são recomendados com maior frequência.


Os principais benefícios do licopeno para a saúde

Veja alguns dos principais benefícios do licopeno para a saúde e entenda o porquê é importante incluir produtos com licopeno na sua alimentação.

Benefícios do licopeno para a saúde

O tomate é uma das maiores fontes naturais de licopeno.

Protege a saúde ocular

O licopeno pode prevenir danos na visão. Pode colaborar para diminuir as chances de aparecimento de catarata, uma doença muito comum principalmente em pessoas idosas. Evita também a degeneração macular, outro problema comum de visão.

É um poderoso antioxidante

O licopeno é um dos mais poderosos antioxidantes naturais. É eficaz para a manutenção da saúde das células, evitando também a ação de toxinas. Ele é um dos maiores agentes contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células do organismo.

Protege a saúde do coração

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Desta forma, também evitam-se também o entupimento de artérias saudáveis.

Pode proteger contra o câncer

Existem uma série de estudos que visam comprovar os benefícios do licopeno na prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata, pulmão e estômago.

Protege a pele contra os raios solares

O licopeno funciona como uma espécie de protetor solar interno, ou seja, que age de dentro pra fora. Ele protege a pele contra a ação dos raios solares. Mas nem por isso você deve deixar de usar o protetor solar tradicional. Ele ainda retarda efeitos do envelhecimento e previne rugas.

Melhora a saúde dos ossos

É muito importante o consumo de licopeno para manter a saúde dos ossos. Ele evita a degeneração dos ossos e ainda previne de doenças como a osteoporose, principalmente em mulheres.

Outros benefícios do licopeno que ainda podemos citar são a aceleração no bronzeamento e também a diminuição da vermelhidão na pele após a exposição ao sol.

Alimentos ricos em licopeno

Um dos alimentos que tem o maior índice de licopeno é o tomate (Veja os principais benefícios do tomate para a saúde). Mas você também encontra o licopeno (em quantidades menores) no pimentão vermelho, melancia, goiaba, mamão, toranja, repolho roxo, cenoura, goji berry, aspargos, grapefruit, salsa, manga, dentre outros.

Agora que você já conhece vários benefícios do licopeno para a saúde, nada como incluir mais destes tipos de alimentos nas suas refeições diárias. Sua saúde agradece.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!