Variedades

Cartão Cidadão da Caixa pela internet, 2 via, senha

O Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal usado para consultar informações sobre FGTS, quotas do PIS, e saque de benefícios quando a pessoa tiver direito. Qualquer trabalhador brasileiro tem direito a este cartão, o único pré-requisito para ter o cartão é ser cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Tem como solicitar o Cartão Cidadão da Caixa pela internet? Como faço para cadastrar Senha Cidadão para verificar saldo? Como tirar 2 via cartão cidadão?


Cartão Cidadão da Caixa

Como solicitar Cartão Cidadão?

Infelizmente ainda não é possível solicitar o Cartão Cidadão pela internet. Para adquirir o cartão gratuitamente basta ligar para:

0800-726-0101

Você precisará ter em mãos o número do PIS, NIS ou NIT.

Também é possível solicitar o cartão cidadão em qualquer agência da CAIXA. Será preciso se identificar utilizando um destes documentos:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação – modelo novo
  • CTPS
  • Certidão Civil
  • Comprovante de residência (quando solicitar na agência)

Normalmente demora uns 15 dias para o cartão chegar na sua casa.

Cartão Cidadão da Caixa pela internet, 2 via, senha

Cartão Cidadão da Caixa pela internet, 2 via, senha etc

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

Para desbloquear o cartão para uso basta ligar para o mesmo número acima, 0800-726-0101 e escolher a opção “Desbloqueio do cartão cidadão”. Um atendente irá confirmar alguns dados pessoais seus e irá desbloquear o mesmo.

Como cadastrar Senha Cidadão?

Assim que receber o cartão na sua casa você precisará realizar o cadastro da senha. A melhor maneira de cadastrar a senha é comparecendo a uma agência da Caixa Econômica para preencher o Termo de Responsabilidade. Quem quiser já pode levar o termo de responsabilidade preenchido basta fazer download em http://www.caixa.gov.br/Downloads/bolsa-familia-documentacao-programa/termo-responsabilidade.pdf. Lembre-se de levar também um dos documentos abaixo:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação
  • Carteira de Trabalho (modelo informatizado)
  • Carteira funcional
  • Identidade militar
  • Carteira de identidade de estrangeiros
  • Passaporte

O interessante de cadastrar senha direto na Caixa é que ela já sai desbloqueada e pronta para uso.

Quem não tiver como ir em uma agência da CAIXA pode ir um dos lugares abaixo para cadastrar a Senha Cidadão. Caso escolha um destes lugares será preciso primeiro solicitar o desbloqueio do cartão pelo telefone 0800 726 0207.

  • Casas Lotéricas
  • Correspondentes da Caixa

Mas em qualquer um destes você precisará ligar para o telefone 0800 726 0207 e solicitar o desbloqueio da senha.

Como recuperar senha do Cartão Cidadão?

A única maneira de recuperar sua senha caso tenha esquecido é comparecer em uma das agências da Caixa Econômica. Leve algum documento pessoal e o Cartão Cidadão. Você terá que criar uma nova senha na agência.

Como tirar segunda via do Cartão Cidadão?

Em caso de perda ou roubo do Cartão Cidadão você pode ligar para o telefone 0800 726 0207 e solicitar um novo cartão. Será preciso informar número PIS/PASEP, NIS ou NIT. Ainda não é possível solicitar segunda via pela internet.

Também é possível solicitar a 2ª via do Cartão Cidadão nas agências da Caixa, lembre-se de levar um documento de identificação como especificado na primeira vez que solicitou o cartão.

A segunda via também demora uns 15 dias para chegar e você terá que desbloqueá-lo como especificado no segundo tópico.

Cartão Cidadão cancelado?

Quando uma pessoa é demitida pode ocorrer do cartão ser cancelado erradamente. Se isto ocorrer com você basta comparecer a uma das agências da Caixa ou ligar para o 0800 e solicitar outra via. O processo é o mesmo para o caso da segunda via. Também será preciso aguardar 15 dias úteis para chegar.

Como usar o Cartão Cidadão?

Você poderá consultar extratos, calendários de pahamentos e sacar benefícios em qualquer agência de atendimento da Caixa Econômica, inclusive caixas eletrônicos (para valores até 1 mil reais). Em caso de valores acima de 1 mil reais é preciso sacar na agência e apresentar um documento original com foto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário