Como bloquear download automático no WhatsApp


Como bloquear download automático no WhatsApp? As pessoas enviam muitas fotos e vídeos para grupos que você segue? Isso pode estar consumindo seu plano de dados do celular sem nem você perceber. Se esse for o seu caso, é uma boa opção desativar o download de mídias no WhatsApp e deixar marcado para baixar somente quando você tocar em cima para visualizar. Assim você pode controlar o que será baixado e o que não, deixando para baixar os arquivos maiores de vídeos quando estiver no Wi-Fi.

De acordo com o WhatsApp, mensagens de áudio serão sempre baixadas para uma experiência de comunicação melhor.

Como bloquear download automático no WhatsApp

Abra o WhatsApp no smartphone. Toque no ícone de três bolinhas.

Botão de três bolinhas do WhatsApp

Entre em “Configurações” no Android. Se for no iPhone é só tocar em “Ajustes”.

Entre em “Uso de dados e armazenamento”.

Uso de dados e armazenamento WhatsApp iPhone

Nesta tela aparece o campo “Download automático de mídia”, onde você poderá escolher o tipo de mídia que é baixado automaticamente quando está na rede de dados do celular e no Wi-Fi do Android. É só tocar nas opções “Ao utilizar dados móveis” e “Conectado ao Wi-Fi” e escolher de acordo, por exemplo, em “Rede de dados” deixe tudo desmarcado para não consumir seus plano de dados.

Se estiver no iPhone aparecem os tipos de mídia e você escolhe o tipo de conexão que será usado para baixar os arquivos automaticamente. Neste caso você tem que tocar e escolher “Nunca” ou “Wi-Fi” para baixar os a automático apenas no Wi-Fi.

bloquear download automático de mídia WhatsApp iOS

Se você costuma receber muitas imagens e vídeos de amigos, é uma boa idéia para não ultrapassar o limite de dados do seu plano. As imagens e vídeos recebidos aparecerão com uma prévia, é só tocar em cima do arquivo para ele baixar na mesma hora e você poder visualizar.

Prévia da imagem com download automático no WhatsApp desativado

Nos dois sistemas temos ainda a opção “Reduzir uso de dados”. Ativando ela reduz o uso de dados consumidos em uma chamada no WhatsApp. Caso tenha poucos dados móveis, é uma boa ativá-la também.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.