Como comprar colchão


Como comprar colchão de casal ou solteiro? Qual densidade correta escolher de acordo com o peso corporal? Qual melhor colchão para coluna? Muitas pessoas decidem comprar colchão mas não têm idéia de qual escolher e acabam com dor na coluna. Neste post trazemos várias dicas para você conseguir escolher o melhor colchão para sua situação.

Como comprar colchão

Durabilidade

A maioria das pessoas acham que o colchão dura pouco tempo, mas não é verdade. Os colchões tem uma vida útil de cinco anos ou mais dependendo do tipo. Abaixo uma média de cada um:

  • Colchão de látex – 10 anos
  • Colchão híbrido – 10 anos
  • Colchão memory foam (espuma viscoelástica) – 10 anos
  • Colchão de ar – 8 anos
  • Colchão de molas internas – 7 anos
  • Colchão d’água – 7 anos
  • Pillowtop (com camada adicional de espuma) – 7 anos

Mas é possível durar um pouco mais se você virá-lo regularmente, tanto de cima para baixo quanto da cabeceira para os pés. Assim não vai deixar o colchão deformar.

Escolhendo o tipo de colchão

Alguns tipos de colchão são mais caros que outros, mas não quer dizer que o mais caro será o melhor para você. Nem deve-se comprar o mais barato por achar que não vai fazer diferença nenhuma para dormir.

Primeiro verifique quanto de dinheiro você tem disponível para comprar, assim já vai ter uma idéia de quais remover da lista.

Depois leve em conta o tipo de colchão que está acostumado, o que se adaptou melhor durante sua vida. Era colchão mais firme ou colchão mais macio? Era de espuma, mola ou algum outro tipo?

Como comprar colchão
Como comprar colchão, escolher o tipo correto

Em seguida você terá que pensar no conforto da sua coluna. O melhor colchão será aquele que vai deixar as curvaturas do seu corpo em perfeito estado, a coluna reta sem ser forçada. Ele tem que ser firme sem ser macio demais e nem rígido demais.

Abaixo especificamos cada tipo para ajudar na sua decisão:

Espuma comum, HR e viscoelástica (NASA)

Os colchões de espuma de poliuretano comum possuem densidades diferentes para cada biotipo. São colchões confortáveis nem muito duros nem muito macios. Estas são as densidades recomendadas pelo INMETRO de acordo com altura e peso:

densidade colchão de espuma poliuretano com peso e altura

Também existem as espumas de poliuretano de alta resiliência, High Resilience (HR). São espumas que tem taxa de deformação baixíssima, sendo bastante macia e se adapta bem ao formato do corpo. Tem melhor durabilidade e dá mais conforto ao corpo. Possui densidade medida em HR, mas é uma densidade diferente da espuma comum, pois não tem relação com biotipo e sim com camada de conforto.

Já as espumas viscoelásticas também conhecidas como espuma de memória, foram criadas pela NASA e têm baixa resiliência. Ela deforma pela pressão e volta lentamente ao formato original após a pressão ser liberada. Com o tempo pode ficar deformada devido à pressão por deitar ou sentar. Possui densidade mas também não está relacionada com biotipo, assim com a espuma HR. Normalmente a espuma HR é mais confortável que a visco.

Molas

Possuem melhor ventilação que de espuma e látex, sendo ótimos para locais quentes ou para quem transpira muito.

Tem alta resistência e durabilidade, suportando até 150 Kg, não possuem densidade como no caso da espuma. É mais macio que o de espuma, mas existem alguns de mola ensacadas com camadas de espuma que deixam o colchão mais firme.

Costumam ser bem mais caro do que os de espuma, principalmente no caso de mola ensacadas individualmente. Funciona como suspensão independente, por exemplo, ao dormir de lado o ombro e quadril vão fazer mais pressão, somente as molas nestes locais vão mover, as outras não se mexem.

Látex

Parecido com o de espuma e possui densidades diferentes, mas não são especificadas pelo INMETRO como os de espuma. Ele costuma ser mais caro e é composto por um núcleo de borracha (látex) natural ou sintética. Também possuem alta resiliência, se moldando ao corpo como a espuma viscoelástica.

Colchão com caixa ortopédica

Os colchões com caixa ortopédica são bem mais duros, são feitos com gel ou espuma viscoelástica. É um tipo de colchão bem mais caro, mas recomendado para pessoas doentes. Escolha um que tenha, pelo menos, 5 cm de espessura de camada de espuma, senão fica muito duro.

Colchão d’água

O de água é feito de saco de borracha ou PVC cheio de água. É um tipo de colchão que se adapta ao corpo, mas pode fazer barulho e dificultar para dormir. Nem todo mundo se adapta, podendo causar dor na coluna em algumas pessoas.

Híbridos

São colchões que possuem espuma junto com mola, até espuma, mola e látex. É uma mistura de vários outros que pode deixar o colchão ainda mais confortável. Neste caso somente experimentando para decidir, pois possuem densidades variadas de acordo com o produto utilizado na fabricação.

Recomendações para comprar colchão

Os mais recomendados por profissionais da saúde são os colchões de espuma, mola ou espuma viscoelástica.

Os de espuma são recomendados para quem sofre de asma ou alergias, bom para locais frios pois tem isolamento térmico. Já os de mola é recomendado para quem transpira muito e locais quentes, pois tem melhor ventilação. Mas os dois tipos são ótimos para quem costuma ter dor na coluna.

Os colchões de látex também são recomendados para pessoas que possuem alergias pois é 100% natural e hipoalergênico, com ação bactericida e antimicrobial.

  • Pessoas pesadas devem dar preferência para colchões mais duros, para não afundar o corpo;
  • Quem sofre de dor nas costas deve optar por densidade média;
  • Quem tem hérnia de disco e bico de papagaio é aconselhável colchão mais firme;
  • Quem tem osteoporose é recomendado colchão mais macio;
  • Colchões de mola são confortáveis tanto para pessoas pesadas quanto leves, costumam suportar 150 Kg.

O importante é sempre testar o colchão na loja, pois existem muitos tipos diferentes até mesmo de espuma e mola. É recomendado que fique deitado por 15 minutos para ter uma idéia mais real de como sua coluna vai se adaptar ao colchão.

Tamanhos padrão de colchão

Estes são os tamanhos padrão no Brasil:

  • Colchão king size – 1,93 m de largura e 2,03 m de comprimento
  • Colchão queen size – 1,58 m de largura por 1,98 m de comprimento
  • Colchão de casal – 1,28 m ou 1,38 m de largura por 1,88 m de comprimento
  • Colchão twin size – 0,96 m de largura por 2,03 m de comprimento
  • Colchão solteiro – 0,88 m de largura

Fique alerta! Colchões terapêuticos são pseudoterapias! Não existem estudos científicos sobre estes tipos de colchões como, por exemplo, colchão magnético, colchão com infra vermelho ou colchão com “tratamento quântico”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.