Como corrigir problemas comuns de conexão no Bluetooth
Como corrigir problemas comuns de conexão no Bluetooth? Normalmente quando tentamos conectar em algum dispositivo Bluetooth e a conexão não é realizada, pode ser culpa da distância entre os dispositivos ou que o seu dispositivo não está em modo de emparelhamento.
O que fazer para corrigir problemas comuns de conexão no Bluetooth
São cinco coisas que você precisa verificar que normalmente corrigem o problema:
- Tenha certeza que um dispositivo esteja em modo de emparelhamento e o outro com Bluetooth ativado.
- Tenha certeza que os dispositivos estão ao alcance um do outro.
- Verifique se os dispositivos já não estão sincronizados.
- Restaure a conexão entre os dispositivos.
- Restaure o dispositivo Bluetooth.
Dispositivo em modo de emparelhamento
A primeira coisa que você precisa verificar é se o dispositivo Bluetooth está em modo de emparelhamento. Os dispositivos nem sempre estão prontos para serem conectados quando você os liga.
Fones, caixa de som, smartwatch e outros precisam ser colocados em modo detectável para emparelhamento, verifique o manual do seu dispositivo a maneira correta de ativação. Por exemplo, nos fones de ouvido, normalmente deve-se apertar e segurar o botão liga/desliga por um tempo, até a luz azul começar a piscar rápido. O modo emparelhamento dura alguns segundos, se você demorar demais para conectar ele pára, será preciso repetir o processo.
Em telefones e computadores você pode ativar rapidamente o Bluetooth entrando nas “Configurações” do aparelho. Depois entre em “Bluetooth” (ou “Conexões” > “Bluetooth” e ative o botão.
Se não estiver encontrando a opção “Bluetooth” coloque na busca dentro das configurações, que deverá aparecer.
Tenha certeza que os dispositivos estão ao alcance um do outro
Geralmente os dispositivos Bluetooth precisam ficar a, pelo menos, 6 metros um do outro para conseguirem se conectar. Tente aproximar um do outro e veja se consegue conectá-los.
Verifique se os dispositivos já não estão conectados
Às vezes você não está conseguindo se conectar a um dispositivo Bluetooth porque o seu telefone já está emparelhado com outro dispositivo. Ou então o próprio dispositivo Bluetooth já está emparelhado a outro aparelho.
Isso acontece, pois a maioria dos dispositivos Bluetooth como os fones, caixinhas de som, smartwatch e outros, só podem ficar conectados a um dispositivo de cada vez. Você precisa interromper a conexão atual para conseguir realizar uma nova conexão. Veja o manual do dispositivo sobre como colocar o dispositivo em modo detectável para realizar um novo emparelhamento.
Restaure a conexão
Se nada acima der certo, é preciso restaurar a conexão Bluetooth no telefone, tablet ou computador.
Acesse as configurações e procure pela opção “Bluetooth”. Toque na engrenagem (ou letra “i”) do lado direito do nome do dispositivo que quer remover. Depois toque em “Desparear” (ou “Esquecer este dispositivo”).
Agora coloque o dispositivo Bluetooth em modo detectável novamente e faça uma nova conexão com o celular.
Restaurar celular para corrigir problemas de conexão no Bluetooth
Tente desligar e ligar todos os dispositivos. Coloque para desligar por completo e depois ligue. Faça isso tanto com o celular/tablet/computador quanto com o dispositivo Bluetooth que está querendo emparelhar. Ligue-os novamente e tente fazer a conexão entre eles.
Verifique se consegue parear o dispositivo Bluetooth com outro aparelho, diferente do que está usando agora. Se conseguir pode ser culpa do seu aparelho.
Neste caso pode ser necessário restaurar o celular/tablet para configurações de fábrica. Faça backup dos dados antes de realizar a restauração, pois o processo vai apagar tudo do celular. Caso não saiba como restaurar, é só colocar no Google “restaurar celular NOMEdoMODELO” (sem aspas), que aparecem as instruções.
Se nem depois de formatar, pode ser que seu aparelho não seja compatível com o dispositivo Bluetooth que está tentando parear. Entre em contato com o fabricante.