Como cuidar da dipladênia
Como cuidar da dipladênia? A Dipladênia, também conhecida como Mandevilla, é uma trepadeira/arbusto de folha perene originária do Brasil. Está pensando em cultivar esta planta em casa? Veja abaixo a quantidade de água, sol e tipo de solo que a dipladênia gosta.
Como cuidar da dipladênia
A dipladênia pode ser propagada tanto por semente quanto por estaquia e pode ser plantada qualquer época do ano. Suas flores aparecem na primavera e verão, pode ser cor de rosa, laranja, branca, amarela.
Se escolher estaquia, corte estaca de 15 cm e remova as folhas da parte inferior do caule.
Ao plantar dê uma distância de, pelo menos, 60 cm entre uma e outra, pois podem atingir 5m de altura e 50 cm de largura. Escolha um vaso não grande demais, senão ela vai perder energia produzindo raiz ao invés da planta crescer, pois sua raiz costuma ir até o fundo. Dê preferência para vasos largos, mas não muito fundos.
Ela gosta de solo ácido e úmido, tem que ficar em vaso e solo bem drenado para não apodrecer a raiz. O tipo de solo pode conter bastante material orgânico misturado, pode ser combinação de turfa, com areia e folhas.
Se cultivar em vaso ou do lado externo, é importante que ela fique com bastante sol ou em meia-sombra, preferindo pelo menos seis horas de sol por dia. Cresce bem em local quente (de 18 a 23°C) e úmido.
A única coisa ruim de plantar em vaso é justamente mudar ela de local conforme o sol bate na casa, pode não ser uma tarefa simples. Se onde você mora for muito quente, deixe ela em meia-sombra para não queimar as folhas.
Quantidade de água e poda para Mandevilla
A dipladênia tolera a secura e continuam dando flores mesmo sem muita água. Mas elas preferem o solo úmido e não molhado. Para saber quando regar enfie o dedo na terra, se estiver seco é hora de molhar. Regue lentamente para o solo absorver a umidade, aproveite para borrifar um pouco de água nas folhas.
A poda deve ser feita no inverno removendo galhos e folhas mortas.
A dipladênia é tóxica para cães e gatos?
A Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais não especifica a toxicidade desta planta. Mas atenção, outras plantas da mesma família como rosa-do-deserto e mata-cão são tóxicas tanto para cachorros quanto para gatos, portanto não custa ter um pouco de cuidado para não deixar seu animal comer.