Como cuidar da maranta riscada em vaso
Como cuidar da maranta riscada em vaso? A Calathea Ornata, mais conhecida como maranta riscada ou jacundá, é uma planta perene nativa da América do Sul, famosa por causa das suas folhas grandes com cores atraentes. É conhecida como rezadeira, devido ao hábito de fechar as folhas, ficando na vertical durante a noite e abrindo no raiar do dia. A seguir falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da maranta riscada dentro de casa. Também explicaremos se ela é tóxica para cães e gatos.
Dicas para cuidar da maranta riscada
A maranta riscada pode atingir 60 cm de altura e 60 cm de largura dentro de casa. Suas belas folhas verdes escuras possuem traços em tons cor-de-rosa que mudam para branco quando a planta envelhece, sendo que a face de baixo é roxa. Elas crescem no final de caules longos e necessitam de cuidados para permanecerem saudáveis. Normalmente não dá flores dentro de casa, somente quando cultivada no ar livre.
É uma planta de clima tropical, prefere temperaturas entre 18 e 23°C, não suporta muito frio. Gosta de bastante luz indireta do sol, nunca deixe luz direta, pois poderá queimar as folhas.
Utilize vaso bem drenável com furos no fundo, e solo também bem drenável, de preferência rico em matéria orgânica, pode ser à base de turfa com perlita. Coloque pedriscos ou cacos no fundo, para evitar que os furos do vaso se entupam.
De dois em dois anos pode ser necessário o replantio, mas faça isso apenas se a planta tiver crescido muito.
Normalmente não precisa de adubação, mas se quiser utilize fertilizante do tipo NPK diluído, de 15 em 15 dias durante a época do crescimento.
Sua propagação é feita por divisão de touceira.
Quantidade de água na rega da maranta-riscada
Regue frequentemente para manter o substrato levemente úmido, sem deixar secar por completo entre as regas. É importante que ela fique úmida mas não encharcada, senão suas raízes apodrecem. No inverno reduza um pouco a rega, permitindo que apenas a parte superior do solo fique um pouco seco.
Outro detalhe importante para as folhas é a umidade, essa planta necessita de ambiente úmido, senão suas folhas ficam feias. Se onde você mora for muito seco, utilize umidificador de ar ou coloque o vaso em cima de pedrinhas dentro de um tabuleiro com um pouco de água, sem deixar a água entrar em contato com o vaso. Isso irá aumentar a umidade da planta.
Outra fica é borrifar as folhas em épocas muito secas.
Problemas que podem ocorrer ao cuidar de maranta-riscada
Se as folhas estiverem se enrolando ou ficando com as extremidades secas, pode ser sinal de pouca umidade no ar. Borrife as folhas de tempos em tempos ou utilize a técnica do tabuleiro com pedrinhas e água.
É tóxica para cães e gatos?
Não há relatos das Calathea serem tóxicas para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, para não correr o risco de ficar engasgado.