Como cuidar de abélia em vaso
Como cuidar de abélia em vaso? A Abelia x grandiflora, também conhecida como Abelia rupestris var. grandiflora ou Abélia-da-china, é um arbusto nativo da China que possui flores muito bonitas. Não necessita de muitos cuidados especiais. A seguir explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da abélia dentro de casa. Será que é tóxica para cachorros e gatos?
Dicas para cuidar de abélia em vaso
A Abelia grandiflora pode atingir de 3 a 5 m de altura e 5 m de largura. Tem folhas brilhantes, ovais e verde escuras, na forma de sino. Produz flores brancas e rosadas que permanecem durante o verão até o outono.
Gosta de ficar no sol pleno ou meia-sombra. Quanto menos sol pegar, menos densa será sua folhagem. Por isso o sol é importante para ela.
Coloque em vaso bem drenado com um tipo de solo que seja leve, areoso, bem drenável. Ela não é muito exigente quanto ao solo, mas é importante que seja bem drenável. O excesso de água no solo pode apodrecer a raiz.
No jardim ela não costuma necessitar de poda. Mas dentro de casa poderá ser necessária a poda para manter sua forma e reduzir o tamanho. Faça a poda no final do inverno e início da primavera, para encorajar o crescimento da planta.
Pode ser propagado por estacas no início do verão. Corte estacas de 7 a 15 cm de comprimento, retirada de um novo crescimento, pois a propagação é mais fácil quando o caule ainda está macio. Remova todas as folhas da extremidade inferior, deixando um ou dois pares de folhas. Coloque em uma mistura especial para plantas e deixe em local com sombra parcial (longe de luz direta). Vai demorar umas 4 semanas para aparecer as raízes, mantenha o solo úmido. Pode ser transplantada para vaso maior na primavera, depois que as raízes desenvolverem.
Se notar que abelhas estão aparecendo, é normal, a abélia atrai abelhas, pois é rica em néctar.
Quantidade de água na rega da cuidar de Abelia grandiflora
Apesar dela ser tolerante à seca e calor, a rega deve ser feita frequentemente durante o crescimento. Regue uma vez por semana em climas quentes, para manter o solo úmido.
Sempre coloque o dedo para sentir se o solo está seco ou não, se notar que secou uns 5 cm da parte superior do solo, regue.
No inverno a rega deve ser reduzida, pois se ficar encharcado pode apodrecer a raiz, tenha cuidado.
É tóxica para cachorros e gatos?
Não, de acordo com alguns sites na web, a Abelia grandiflora não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Portanto, não terá perigo se seu companheiro pegar um pedacinho. Mas evite que ele coma, pois sempre existe o risco de ficar engasgado.