Como cuidar de arruda em vaso
Como cuidar de arruda em vaso? Ruta chalepensis ou Ruta graveolens é uma espécie de planta com flor, mais conhecida como arruda ou erva-da-inveja. Possui um odor forte, desagradável para algumas pessoas, para outras cultivada como ornamental e para afastar maus espíritos. Veja abaixo o tipo de solo, quantidade de água, sol e poda no cultivo da arruda.
Como cuidar de arruda em vaso
A arruda pode ser plantada por sementes (em uma profundidade de 5 cm na terra) mas demoram mais para desenvolver, demorando até três semanas para germinar. Também podem ser plantadas por estaquia, recolhendo um ramo saudável e enterrando na terra, ou pode ser plantada por divisão de plantas adultas, pois tem enraizamento muito fácil.
Ela gosta de solo e vaso bem drenado, mas se adapta bem na maioria dos solos. Consegue sobreviver em solo rochoso e seco. Precisa de sol pleno para crescer bem, mas tolera sombra parcial.
Pode atingir de 20 a 80 cm de altura e suas folhas possuem de 10 a 20 cm. Dá flores na primavera e início do verão.
Quantidade de água e poda para cuidar da arruda
Ela é muito tolerante à seca, quando adulta precisa de pouca rega. Verifique sempre com o dedo se o solo está seco para regar. Não encharque, pois pode apodrecer a raiz e a planta morrer.
Responde bem à poda, podendo ser moldada para formato redondo. Normalmente a poda pode ser feita na primavera para encorajar o crescimento do arbusto.
Curiosidades
O contato com as folhas e flores pode causar dermatite de contato, erupções cutâneas na pele.
Também é abortiva e seu uso prolongado pode causar problemas nos rins e fígado.
É tóxica para cães e gatos?
Não há informações sobre ela ter princípios tóxicos para cachorros e gatos. Pode ser utilizada para deter os animais de fazerem xixi onde não devem, basta esfregar arruda no sofá e outras partes da casa onde não quer que eles sujem, eles odeiam o cheiro.