Como cuidar de dama da noite
Como cuidar de dama da noite? A Ipomoea alba, mais conhecida como dama da noite, boa noite ou Ipomoea bona-nox, é uma trepadeira perene nativa da América Central e América do Sul, e famosa pelas flores que abrem durante a noite e pelo aroma adocicado liberado por elas. Se você está pensando em cultivar a dama-da-noite, neste post explicamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?
Dicas para cuidar de dama da noite
A dama da noite é uma trepadeira que possui folhas verde-escuras grandes em forma de coração, em caules robustos e ligeiramente espinhosos. Pode atingir até 6 metros de altura, sendo recomendado colocar suporte ou treliça na qual elas possam crescer. Suas flores brancas em forma de trombeta aparecem o ano todo, perfumadas, grandes (15 cm de comprimento), abrem no entardecer, ficando abertas durante a noite e fecham no nascer do sol.
Deve ficar em local com sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas pode se adaptar a condições de sombra parcial. Mas quanto menos sol, menos flores ela vai dar.
Plante em vaso bem drenável utilizando substrato rico em matéria orgânica, que seja bem drenável. Dê preferência para solo argiloso ou arenoso.
Pode podar para manter o formato desejado.
Pode ser propagada por estaquia ou sementes, mas sua propagação por estaquia é difícil. A propagação por semente é muito fácil e ela se propaga sozinha, quando as sementes caem das flores no chão. Por isso é considerada uma planta invasiva em alguns locais, pela facilidade com que se propaga. Se não quiser que ela espalhe, remova flores murchas antes que elas deixem cair as sementes no solo.
Se notar as folhas com bordas machucadas amareladas, pode ser bactéria, tente soltar um pouco as videiras para espaçá-las e passar ar. Nunca regue a planta a noite ou de cima.
Quantidade de água na rega da dama da noite
A dama da noite gosta do solo úmido, mas nunca encharcado. Plantas jovens devem ser regadas regularmente, para o solo permanecer úmido, evite o encharcamento. Se ficar encharcado, pode matar as raízes.
No caso de plantas adultas já estabelecidas, regue somente quando sentir a parte superior do solo seca. Enfie o dedo na terra para sentir se secou. Ela tolera um curto período de seca, mas se ficar muito tempo sem água pode morrer.
É tóxica para cães e gatos?
Conforme especificado no site da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a dama-da-noite possui princípios tóxicos alcalóides indólicos, que podem causar vômitos em cachorros e gatos. A semente, se consumida em grandes quantidades, pode causar alucinação. Portanto, não deixe seu companheiro comer a planta, nenhuma parte dela.