Como cuidar de hortênsia em casa
Como cuidar de hortênsia corretamente? Qual a quantidade de luz e água necessários para cultivar Hydrangea, é possível fazer o cultivo em vaso? Muitas pessoas acham hortênsias lindas, mas ficam com medo dela não sobreviver no vaso. A seguir falaremos mais sobre cultivo de hortênsia em vaso ou jardineira dentro de casa, ou apartamento, se tem que fazer poda e se ela é perigosa para cães e gatos.
Como cuidar de hortênsia
O mais importante é que a hortênsia gosta de um vaso largo, vários centímetros de diâmetro, pois pode atingir 1,5 m de altura e 1,5 m de largura. Sempre deixe um espaço entre a terra e a beirada do vaso de, pelo menos, 6 cm, para quando regar não cair água para fora do vaso.
O vaso tem que ter furos no fundo, para ficar bem drenado.
Ela sobrevive na maioria dos tipos de solos preferindo solo ácido, argiloso/arenoso, úmido e bem drenado. O pH do solo pode modificar a cor da flor em algumas variedades.
É importante que o vaso fique em local que pegue luz plena do sol pela manhã, por umas seis horas, podendo pegar sombra à tarde, assim evita que seque muito rápido.
A hortênsia não precisa de muita poda, mas ela pode ser feita para remover folhas velhas e danificadas, assim como caules podres (normalmente uns cinco anos após plantar).
Fazendo isso você aumenta o fluxo de ar, diminuindo o risco de doenças, e ainda estará contribuindo para um novo crescimento aumentando produção de flores. Remova hastes fracas que estejam próximas ao chão e corte miolo de flores e hastes que estejam mortas.
Qual a quantidade de água para hortênsias em vaso?
A rega deve ser feita pelo menos uma ou duas vezes na semana, pois elas gostam de água, principalmente em locais secos. Quando plantar regue até encharcar bem. É importante que o vaso seja bem drenado para evitar apodrecimento da raiz.
O solo deve ficar úmido, sempre sinta o solo com o dedo antes de regar. De vez em quando pode ser necessário uso de um pouco de fertilizante, uma ou duas vezes ao ano.
A hortênsia é tóxica para cães e gatos?
Sim, infelizmente as plantas Hydrangea macrophylla (hortênsias), são tóxicas para cachorros e gatos devido ao princípio tóxico Cyanogenic glycoside que causa vômito, depressão, diarreia. Portanto, mantenha longe dos seus animais.