Como cuidar de lavanda em casa

Como cuidar de lavanda em casa? A Lavandula, popularmente conhecida como lavanda ou alfazema, é uma planta muito usada para ornamentar o jardim e por seu aroma doce quando seca. As flores secas podem ser usadas para fazer sachês perfumados e colocar nas roupas ou lençóis, além disso, seu óleo essencial é usado para fazer perfumes. A lavanda também pode ser cultivada para usar na comida como condimento.

Veja abaixo como cultivar lavanda, quanto de água precisa, tipo de solo, quantidade de iluminação e outras dúvidas sobre esta planta.

Como cuidar de lavanda em casa

Normalmente é propagada por estaquia, cortando estacas das pontas dos ramos mais fortes, uns 10 cm de tamanho. Depois é só remover as folhas da base e plantar no solo que tem que ser bem drenado e adubado orgânico, gostam de solo rico (com perlita, vermiculita, coco etc).

Como cuidar de lavanda em casa

Como a lavanda pode atingir de 30 a 45 cm, dê um espaçamento de 45 a 60 cm de uma planta para outra. Escolha um vaso bem drenado.

Elas gostam de muito sol, mas toleram a sombra. Por isso pode ser cultivada dentro de casa, deixando-a na janela da cozinha ou do cômodo que pegue mais sol.

Quantidade de água na lavanda? Precisa podar?

Ela deve ser regada regularmente, tomando cuidado para não encharcar demais. Deixe que o solo fique quase seco, coloque o dedo nele para sentir. Quando estiver quase seco, regue completamente. Em estações mais frias pode regar uma vez por semana.

A poda deve ser feita no início da primavera, com uma tesourinha, cortando ramos abaixo da terceira bifurcação. Remova as flores secas e use-as para perfumar a casa.

Curiosidades sobre cuidar de lavanda

A lavanda atrai borboletas, passarinhos e abelhas.

Também podem ser cultivadas por cultivo hidropônico, na água.

Lavanda é tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, ela é uma planta tóxica tanto para cachorros quanto para gatos devido à presença de linalol e acetato de linalila. Este princípios tóxicos causam náusea, vômitos e falta de apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *