Techie

Não consigo ver a parte superior da janela de um programa

Não sei o que aconteceu no Windows que não consigo ver a parte superior da janela aberta, como vou fechar, minimizar ou maximizar ela? De vez em quando o Windows pode posicionar a janela para fora da tela deixando a barra de título escondida, e ficando impossível clicar com o mouse nos botões minimizar, maximizar e fechar. Se isso aconteceu com você, não precisa se desesperar, com o teclado você pode selecionar qualquer uma das três opções ou ainda mover e redimensionar a janela aberta.


Nestas ocasiões você irá utilizar o menu Sistema, um menu que aparece em todas as janelas do Windows. Veja abaixo onde encontrar o menu Sistema, como abrí-lo e como mover/redimensionar a janela por ele.

Não consigo ver a parte superior da janela de um programa

Barra de título das janelas

A foto abaixo mostra um exemplo de barra de título usanod o VLC Media Player. Nela aparecem os ícone “minimizar”, “maximizar” e “fechar” que ficam escondidos quando a parte de cima da janela fica fora da tela. A foto também mostra o “menu Sistema” que está disponível em todas as janelas de programas do Windows e a maioria das pessoas nem sabem.

barra de título de janela de programas do Windows

É este menu Sistema que você tem que usar para movimentar as janelas que estão fora da tela, com ele você consegue mover as janelas usando as setas do teclado.

Maneiras de abrir o menu Sistema

Tem três maneiras de abrir este menu. Uma é clicando com o mouse em cima do ícone do aplicativo no canto superior esquerdo da janela abre o menu Sistema, onde você pode restaurar, mover, redimensionar, minimizar, maximizar ou fechar a janela. Mas esta opção não estará visível se a parte superior da janela estiver escondida.

menu sistema de uma janela no Windows

Menu sistema de uma janela no Windows

Outra maneira de abrir o menu Sistema é apertando no teclado as teclas Alt + Barra de Espaço, mas para esta opção funcionar você precisa estar visualizando alguma parte da janela. Para abrir o menu clique em qualquer local da janela em questão e aperte no teclado Alt + Barra de Espaço, o menu Sistema abrirá em algum local da sua tela.

Alt barra de espaço para abrir menu da janela

Outra opção para abrir o menu Sistema é apertar e segurar Shift no teclado e clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa/aplicativo na sua barra de tarefas.

abrindo menu sistema pela barra de tarefas

Reposicionando a janela usando o menu Sistema

Se a barra de título da janela estiver escondida e você não puder clicar nos botões minimizar, maximizar e fechar, basta clicar em qualquer local da janela e ativar o menu Sistema apertando Alt + Barra de Espaço (ou ativar de alguma outra maneira como explicado anteriormente). Com o mouse selecione a opção “Mover” no menu ou aperte a tecla “V” no teclado.

Não consigo ver a parte superior da janela de um programa

Não consigo ver a parte superior da janela de um programa

Abrirá o cursor “mover” (1), em seguida é só apertar as setas do teclado (2) para mover a janela para onde quiser na tela. Quando estiver satisfeito aperte Enter no teclado para fixar a janela na posição escolhida.

mover janela de programa com setas do teclado

Mover janela de programa com setas do teclado

Você também pode escolher “Tamanho” no menu Sistema para redimensionar a janela. Ao clicar em “Tamanho” também irá ativar o cursor “mover”, aperte as setas para cima/baixo/direita/esquerda para aumentar ou diminuir o tamanho da janela. Quando estiver satisfeito aperte Enter no teclado para fixar o tamanho.

As opções “Mover” e “Tamanho” do menu Sistema não aparecem quando a janela está maximizada na tela.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários