Como cuidar de pau d’água, Dracaena fragrans

Como cuidar de pau d’água dentro de casa? A Dracaena fragrans, mais conhecida como pau d’água ou dracena, é uma planta perene nativa da África, muito cultivada em local fechado para deixar o ambiente mais bonito. Pode atingir 1,8 metros de altura ou mais, é bastante fácil de cuidar e ainda deixa o ar mais limpo, ao remover as toxinas do ambiente. Neste post explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da dracena em vaso.

Aprenda a cuidar de pau d’água em casa

A pau d’água costuma ter um ou mais caules, na parte superior do caule abre a coroa de folhas verdes na borda exterior e amarelas no centro, mas também podem ser listradas verde e amarela terminando com verde no centro. A pessoa que não quiser que a planta cresça demais, pode podar o topo do caule quando atingir a altura desejada.

Como cuidar de pau d'água, Dracaena fragrans

Ela não costuma florescer dentro de casa, somente em seu habitat natural. Mas suas folhas são tão bonitas, cultivada em local fechado justamente por causa delas.

É uma planta que prefere temperaturas entre 15 e 24°C e gosta da luz difusa do sol, uma mistura de sombra e luz solar, mas evite luz direta do sol.

Você pode utilizar a maioria dos tipos de substratos para plantas que tenham boa drenagem, o solo não pode ficar encharcado, pois poderá matar a dracena. Talvez seja necessário o replantio a cada dois ou três anos, modificando para um vaso um pouco maior. Verifique se o vaso está apertado para sua raiz.

Pode ser propagada por estaquia ou alporquia, removendo cortes da ponta do caule na primavera ou verão. A poda tem que ser realizada removendo as folhas inferiores quando elas ficarem amarelas, normalmente após dois anos.

Quantidade de água para rega da dracena

A rega deve ser feita regularmente mantendo o solo ligeiramente úmido, sinta com o dedo, se a parte superior estiver seca, regue. No inverno reduza a rega, o solo deve ficar ligeiramente seco.

Se as folhas começarem a enrolar e ficarem com as pontas secas, pode ser pouca rega e umidade baixa demais. Se necessário borrife água nas folhas.

Quem quiser pode utilizar fertilizante de 15 em 15 dias, mas somente na primavera e verão.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Dracaena fragrans tem o princípio tóxico saponinas, que causam vômitos, depressão, anorexia, hipersalivação e pupilas dilatadas (em cães). Portanto, não deixe em local que seu companheiro possa comer, pois poderá ser perigoso para sua saúde. Se ele comer, leve-o imediatamente ao veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *