Como cultivar estragão
Como cultivar estragão em vaso para usar na cozinha? O estragão, Artemisia dracunculus, é uma erva perene bastante resistente que pode atingir até 60 cm de altura. Com sabor adocicado (parecido com erva-doce e funcho), é muito usado para aromatizar vinagres, para temperar pratos de aves, sopas e outros, sendo um tempero típico da culinária francesa.
Neste post explicaremos como plantar estragão no vaso, tipo de solo que ele gosta, quantidade de luz e rega para poder colher regularmente.
Como cultivar estragão
O estragão desenvolve em conjuntos de três na base da planta, podendo atingir 60 cm de altura e as folhas lisas têm de 3 cm a 10 cm de comprimento. Se plantar mais de uma, é importante deixar um espaço de 60 cm entre uma planta e outra.
O ideal é comprar a planta jovem e fazer propagação por estacas da raiz. Plante em vasos com 20 cm ou mais de profundidade. Ele leva uns 10 dias para germinar e um mês e meio para colher.
O solo e vaso precisam ser bem drenados, senão a raiz apodrece e ela morre. Ela prefere solo rico em matéria orgânica (pode usar substrato de perlita, vermiculita, coco) e argiloso. A técnica mulching pode ser benéfica.
Para colher pode colher o tamanho que você precisar quando a haste estiver com 15 cm ou mais, cortando as pontas dos ramos. Ela produzirá regularmente por cerca de 5 anos, sendo necessária divisão e replantio a cada dois ou três anos, dependendo do tamanho do vaso.
É uma planta que gosta do sol, mas deve ficar protegida do vento, podendo ficar na janela da cozinha, se no local pega iluminação. Não precisa de sol direto.
A rega deve ser feita regularmente, pois gosta de solo úmido, mas não encharcado. Sinta sempre colocando o dedo na terra, se notar que secou, regue-a por completo, mas sem exagerar.
Outros detalhes sobre cultivo de estragão
Para desidratar o estragão pode usar o micro-ondas (coloque em um prato em cima de papel toalha e cubra com outro papel toalha, leve ao micro-ondas na potência máxima por um minuto. Depois vá adicionando 20 a 20 segundos até ver que ela secou completamente).
O aroma fica melhor e dura por mais tempo se for congelado no freezer ao invés de desidratar.
Estragão é perigoso para cães e gatos?
Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais os óleos essenciais do estragão são tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos. Podem causar vômitos e diarreia, portanto deixe em local que eles não possam pegar.