Como identificar sintomas da retinopatia diabética
Como identificar sintomas da retinopatia diabética? No Brasil 13 milhões de pessoas sofrem de diabetes, 23% delas não fazem nenhum tipo de tratamento e muitas delas não sabem quais são os sinais da retinopatia diabética. A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta os olhos, causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina). É importante que as pessoas conheçam os sintomas deste problema, para iniciar o tratamento assim que notar algo errado, e não ter complicações maiores com a visão.
Como identificar sintomas da retinopatia diabética?
A retinopatia diabética é uma causa evitável de cegueira, sua identificação e tratamento precoces são essenciais. Esses são os principais sintomas que você deve prestar atenção:
- Visão turva ou distorcida;
- Dificuldade para ler;
- Pontos na visão;
- Sombra no campo de visão;
- Pressão ocular;
- Dificuldade com percepção de cores.
Notando algo errado com sua visão, não fique deixando para depois, entre em contato com oftalmologista o mais rápido possível.
Quais outros fatores de risco da retinopatia diabética?
Além do diabetes, o colesterol alto e a pressão alta aumentam o risco de retinopatia diabética. Esses são os fatores de risco:
- Ter diabetes há muito tempo;
- Controle insuficiente dos níveis de açúcar no sangue com o tempo;
- Pressão alta;
- Doença renal;
- Colesterol alto;
- Gravidez.
Como se proteger da retinopatia diabética?
É importante que a pessoa com diabetes controlem o açúcar no sangue, a pressão arterial e colesterol. Além disso, mantenha peso saudável, tome os medicamentos corrretos para o diabetes, faça exames regulares de retina (para identificar a retinopatia em seu estágio inicial), pare de fumar (se for fumante) e mantenha-se ativo com atividades físicas.
A detecção precoce e o tratamento da doença diabética nos olhos pode preservar a visão e reverter danos do diabetes na retina. Muitos pacientes com retinopatia diabética que ameaçam a visão têm excelente visão e não apresentam sintomas, esse é o momento ideal para o especialista em retina começar o tratamento.