Como não deixar Windows salvar arquivos no OneDrive

Como não deixar Windows salvar arquivos no OneDrive? Seu Windows está enviando todos os arquivos da Área de Trabalho e das pastas Documentos e Imagens para o OneDrive? Está recebendo alerta que não tem espaço suficiente para guardar os arquivos? Isso ocorre, pois a Microsoft deixa pré-instalado o OneDrive como cliente de armazenamento na nuvem do Windows. Quem não usa o OneDrive ou utiliza outro serviço de armazenamento, pode não querer este recurso ativado. Neste post explicamos como modificar as configurações para que os arquivos ou pastas não sejam sincronizadas com o OneDrive.

Como não deixar Windows salvar arquivos no OneDrive?

É importante destacar que o backup da Área de Trabalho e das pastas no OneDrive, facilita a restauração do Windows, quando o mesmo dá problemas e você precisa formatá-lo. Portanto, tenha certeza que é isso que você deseja fazer, antes de prosseguir com a desativação do backup.

1. Clique no ícone da nuvem do OneDrive na bandeja do sistema, próximo ao relógio do Windows.

ícone do onedrive no Windows

2. Clique no ícone da engrenagem, no canto superior direito do menu que vai abrir ao clicar.

3. Entre nas Configurações.

4. No menu da esquerda, dentro de “Sincronizar e fazer backup”, clique nos botões do lado direito de Salvar fotos e vídeos de dispositivos e Salvar capturas de telas que eu capturar no OneDrive, para desativá-los. Tem que ficar aparecendo “Desligado”.

5. Depois clique em Gerenciar backup.

Sincronizar e fazer backup Configurações OneDrive gerenciar backup

6. Clique em Parar backup nas pastas que não deseja salvar no OneDrive. Caso esteja no Windows 10, clique nos botões do lado direito das pastas para desativar a sincronização.

Como não deixar Windows salvar arquivos no OneDrive?
Como não deixar Windows salvar arquivos no OneDrive?

7. Confirme clicando em Parar backup.

Pronto, fazendo isso o OneDrive não vai mais enviar seus arquivos e pastas para o OneDrive.

Posso desativar temporariamente o backup no OneDrive?

Quem não quiser desativar para sempre, como explicado acima, pode desativar o backup por algumas horas. Para isso clique no ícone do OneDrive na bandeja do sistema e depois no ícone da engrenagem, no menu que irá abrir do serviço.

Nesta tela clique em Pausar sincronização e selecione por quanto tempo deseja pausar o envio dos arquivos para nuvem.

Pausar temporariamente sincronização para não deixar salvar arquivos do OneDrive no Windows

Posso desinstalar o OneDrive?

Quem não utilizar o OneDrive para nada, pode removê-lo do Windows desinstalando o programa.

1. Abra as configurações do Windows, clique no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem. Ou aperte no teclado as teclas Windows + i.

2. Clique em Aplicativos no menu da esquerda.

3. Do lado direito entre em Aplicativos instalados.

4. Desça nos aplicativos até Microsoft OneDrive, e clique no ícone de três bolinhas do lado direito dele.

5. Selecione Desinstalar.

6. Confirme clicando em Desinstalar.

É importante alertar, que a desinstalação não remove o OneDrive da barra lateral do Explorador de Arquivos. Para apagar o escrito OneDrive é preciso mexer no registro do Windows pelo Editor de Registro.