Techie

Descobrir se iPhone é roubado (iCloud)


A Apple lançou o Bloqueio de Ativação no iOS7, um recurso que é ativado automaticamente quando a pessoa configura o Buscar iPhone. Com esse Bloqueio a pessoa que comprar o dispositivo roubado precisará do ID Apple e senha do dono do aparelho para poder desativar o Buscar iPhone do dispositivo, e assim conseguir apagar o dispositivo e reativá-lo para usar. É justamente por causa dele que é possível descobrir se iPhone é roubado, pois o aparelho fica preso ao iCloud do usuário original.

Descobrir se iPhone é roubado

A Apple tinha criado uma página para verificar o Bloqueio de Ativaçõ de um dispositivo. O site era https://www.icloud.com/activationlock. Mas infelizmente parece que desistiram de deixar o recurso disponível e a página não existe mais.

Descobrir se iPhone é roubado

Descobrir se iPhone é roubado

Agora para verificar se um aparelho está com Bloqueio de Ativação é preciso estar com o aparelho em mãos, ligá-lo e deslizar o dedo para desbloquear a tela. Se aparecer para digitar o código de acesso ou a tela de início é por que o dispositivo não foi apagado. Somente o dono original do dispositivo conseguirá desbloqueá-lo usando a senha da Apple.

Se você não tiver como entrar em contato com o dono, já era, provavelmente o aparelho foi roubado e você não poderá utilizar os recursos do iCloud nele. É importante lembrar que a Apple não aconselha a compra de um iPhone, iPad ou iPod Touch usado até que ele tenha sido removido da conta do proprietário anterior.

Mesmo que apague o dispositivo remotamente (quando ele for roubado), o bloqueio de ativação vai continuar a impedir que qualquer pessoa possa reativar o dispositivo sem sua permissão, pois o número de série ou IMEI estarão conectados à sua conta Apple.

Como descobrir o número de série e IMEI

Você pode encontrar o número de série e IMEI da maioria dos dispositivos Apple gravados na parte traseira do aparelho. Somente no iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4 (modelo GSM) e iPhone 4s eles estão impressos na bandeja do SIM.

Outra maneira de encontrar número de série e IMEI é entrando em “Ajustes”, clicando na aba “Geral”.

Ajustes Geral do iPhone

Dentro de “Geral” toque em “Sobre”. Desça na tela, você verá escrito “Número de série” e “IMEI”.

Geral Sobre iPhone número de série IMEI iPhone

Se conectar o dispositivo no computador também é possível ver o número de série no iTunes.

O que fazer quando comprar ou vender iPhone

Por causa desse bloqueio é importante analisar o aparelho usado antes de comprar e realizar o procedimento correto quando for vender seu dispositivo Apple usado.

Caso tenha comprado o dispositivo e ele está bloqueado, peça ao dono do dispositivo para entrar em https://www.icloud.com/find. Você tem que deixar o aparelho ligado e conectado em uma rede wifi para funcionar. Quando entrar no site clique em “Todos os dispositivos” e depois clique no dispositivo que está com você. Em seguida tem que clicar em “Apagar iPhone”, aguardar a conclusão e clicar em “Remover iPhone”.

Se o dono estiver com você peça para ele digitar a senha no aparelho. Depois entre em  Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar Conteúdo e Ajustes. Quando o dispositivo for apagado realize o processo de configuração do dispositivo. Depois que escolher o idioma será preciso conectar na internet e ele iniciará a ativação. Se for solicitado o ID Apple do proprietário anterior, peça novamente para a pessoa digitar a senha dela.

Caso seja você quem vai vender o iPhone usado, acesse Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar Conteúdo e Ajustes. Conclua a formatação do aparelho para as configurações de fábrica. Ao concluir o procedimento ele irá desativar o Buscar iPhone e com ele o bloqueio de ativação. Aproveite e veja o que verificar antes de comprar iPhone usado.

Caso tenha vendido seu dispositivo e esqueceu de fazer os procedimentos, remova o dispositivo da sua conta entrando no iCloud como explicado anteriormente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário