Consulta de multas online
Existe consulta de multas online? Como saber se levei multa de trânsito? É possível verificar se o veículo tem multa pela placa ou só com a CNH? Explicaremos neste post como você pode consultar multas na Carteira de Habilitação, se é possível verificar pela internet e como recorrer a multas que não concordar ou que foram enviadas erradamente para você.
Consulta de multas online
Atualmente existem três maneiras de consultar se você tem alguma multa na CNH ou não. A mais simples é diretamente pelo site do Detran do estado onde fez sua carteira de motorista, a outra é direto na agência do Detran da sua cidade e a terceira é no site da Polícia Federal.
Consultando multas no site do Detran e recursos
Para consultar no site do Detran basta clicar no Detran na lista abaixo de acordo com o lugar onde você mora. O Renavam vem escrito no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículos (CRV).
Detran Acre AC
Dentro do campo “Serviços populares” é só clicar em “Emissão de débitos do veículo”. Ou clicar em “Veículos” no menu superior e depois “Emissão de débitos do veículo “. Digite placa e Renavam e clique “Consultar veículo”. Vão aparecer todas multas já processadas, débitos de taxas, IPVA e seguro.
Detran Alagoas AL
No retângulo vermelho clique em “Infrações” e digite “Placa do veículo” e “Renavam”. Depois clique em “Acessar”. Aparecerão todos os débitos referentes ao veículo.
Também é possível verificar usando apenas a placa do carro no site DER/AL.
Detran Amapá AM
Na página que abrir é só digitar “Placa”, “Renavam” e clicar no quadradinho “Não sou robô”. Na página que abrir vão aparecer todas as multas já processadas e outros débitos que tenha no veículo em questão.
Se o link não abrir é só clicar em “Veículos” no menu superior e depois “Consulta de veículos”.
Detran Amazonas AM
Clique em “Multas” e depois “Consulta de multas”. Digite “Renavam” ou “Chassi” e selecione “Não sou robô”. Vão aparecer todas suas multas.
Se o link não abrir entre na página principal do Detran, clique em “Veículos”, depois “Multas” e, em seguida, “Consulta de multas”. Depois “Iniciar processo”, se o navegador bloquear a janela é só clicar no aviso na barra de endereços “Pop-up bloqueado” e selecionar “Sempre permitir pop-ups e redirecionamentos..”, depois “Concluído”.
Detran Bahia BA
Na página que abrir selecione se quer verificar usando “Renavam” ou “Chassi”, digite os dados e clique em “Pesquisar”. A página que abrir vai mostrar se tem multa ou não.
Se a página acima não abrir, é so abrir a página principal do Detran BA, clique em “Situação de veículos” no campo “Servicos/Veículos”. Depois clique em “Consultar situação”.
Detran Ceará CE
Na página que abrir clique em “Taxas/multas” no menu da esquerda. Vai abrir um campo do lado direito para digitar placa, chassi ou renavam e digitar os caracteres da imagem. Depois clique em “Confirmar”. Na página que abrir aparecerão todas as multas processadas.
Detran Distrito Federal DF
Digite placa e Renavam na página e clique em “Consultar”. Em seguida aparecerão todos as multas e débitos pendentes.
Caso o link não abra, basta entrar na página principal do Detran, clicar em “Emitir 2 via de multas” no campo superior direito “Serviços mais acessados”.
Detran Espírito Santo ES
No campo “Serviços online” clique em “Emissão de boleto de multa”. Digite placa e Renavam, digite os caracteres da figura e prossiga. Vão aparecer todos os débitos do veículo.
Detran Goiás GO
Assim que abrir a página do Detran é só descer na tela, até a área “Consulta de veículo”. Digite a placa e o Renavam, selecione “Não sou robô” e clique em “Consultar”. Vão aparecer todas as multas processadas e débitos.
Detran Maranhão MA
Na página que abrir digite “Placa” e “Renavam”, selecione “Não sou robô”. Clique em “Consultar débito”, aparecerão todos débitos em aberto.
Detran Mato Grosso MT
Ao entrar no link vai abrir a página para emitir extrato de multas, é só preencher com placa e Renavam e prosseguir em “Consultar”. Vão aparecer os débitos que você tem com o Detran.
Detran Mato Grosso do Sul MS
Ao entrar na página é só digitar placa e Renavam, depois “Consultar”. Vão aparecer todas suas multas processadas.
Quem tivar smartphone também pode consultar pelo app para Android ou para iOS.
Detran Minas Gerais MG
Ao abrir a página acima, digite placa e Renavam e prossiga. Todas as infrações aparecerão na tela e você poderá emitir a guia de pagamento.
Caso o link não abra, basta acessar a página principal, clicar em “Veículos” no menu superior e depois em “Emitir boleto de multa” dentro do campo “SITUAÇÃO DO VEÍCULO”.
Detran Pará PA
Ao entrar no site acima clique em “Infração”, a página vai descer sozinha, clique em “Boleto de infração”. Selecione se é veículo do Pará ou de outro Estado e continue. Será preciso digitar placa e Renavam para verificar e emitir o boleto da multa.
Detran Paraíba PB
Ao entrar no link acima, clique em “Emitir boleto multas”, você poderá preencher os dados de placa, Renavam e escolher se quer consultar ou emitir guia de pagamento. Selecione o que preferir e prossiga.
Detran Paraná PR
Ao entrar no link acima vai abrir a página “Consulta extrato de débitos”, clique em “Consultar” do lado direito. Preencha com Renavam e os caracteres da figura. Na página que abrir aparecerão todos débitos em seu nome.
Detran Pernambuco PE
Entrando no link acima é só digitar a placa do veículo dentro do retângulo azul “Veículo” e clicar em “Consultar”. Aparecerão as multas e outros débitos no veículo.
Detran Piauí PI
Ao entrar no link acima abrirá a página oficial de multas do Piauí. Digite placa e Renavam para prosseguir. Vão aparecer todas as multas em seu nome.
Detran Rio de Janeiro RJ
No Rio você pode consultar no site do Detran indicado acima ou pelo site do Bradesco (no campo Detran RJ – GRD, DUD, GRM e GRT). Escolha o que preferir e faça login com os dados solicitados.
Detran Rio Grande do Norte RN
Entrando no link acima digite placa e Renavam e clique em “Consultar”. Vão aparecer todos débitos inclusive multas que tenha no seu nome.
Detran Rio Grande do Sul RS
Ao clicar no link acima digite placa de veículo e Renavam, clique “Não sou robô” e prossiga em “Consultar”. Vão aparecer todas suas multas.
Quem tiver smartphone pode verificar multas pelo app para Android ou iOS.
Detran Rondônia RO
Na página que abrir de consulta de veículos, digite placa e Renavam ou seu CPF. Selecione que não é robô e prossiga para visualizar todas as multas em seu nome. Se não houver nada, aparecerá o aviso.
Detran Roraima RR
Ao entrar no link acima é só digitar placa e Renavam para prosseguir. Todas multas aparecerão na tela.
Se o link não abrir corretamente, acesse o site principal, clique em “Veículo”, depois “Consulta” e “Consulta débitos de veículo”.
Detran Santa Catarina SC
Preencha com placa e Renavam, como nos outros, e clique em “Ok”. As infrações referentes ao veículo aparecerão na tela.
Detran São Paulo SP
Na página de São Paulo é só clicar em “Consulte suas multas”, depois “Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu veículo”. Vai abrir a janelinha para criar uma conta e poder visualizar seus débitos, quem quiser pode fazer login com Facebook o Google para não precisar preencher os dados.
Detran Sergipe SE
Ao clicar no link acima vai abrir a página de consulta. Selecione se quer verificar pelo Renavam ou Chassi, preencha conforme o que selecionar. Digite os caracteres da figura e clique em “Confirmar”. As infrações referentes ao Renavam aparecerão na tela.
Detran Tocantins TO
Logo do lado direito da página principal aparece o campo “Veículos / Boletos”. Preencha com placa e Renavam para prosseguir, aparecerão todos débitos existentes.
Consulta de multas nas agências do Detran
Quem não tiver como verificar multa pela internet não tem problema. Basta comparecer a agência do Detran na sua cidade levando a carteira de habilitação CNH e um documento do veículo, pode ser cópia. Quem não tiver o documento do veículo, tiver sido roubado, pode apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de perda para emissão das multas.
Aqueles que não tiverem como comparecer pessoalmente, podem enviar representante legal (cônjuge, pais, filhos ou irmãos). A pessoa tem que levar a cópia da CNH e comprovante de parentesco original.
Consultando multas no site da PF
No site da Polícia Federal também é possível verificar multas, mas atenção! Elas demoram a aparecer, leva até 30 dias após infração para a multa ser incluída. Multas em um mês podem aparecer apenas no mês seguinte neste site da PF.
Para consultar basta acessar esta página oficial. Digite a Placa, Renavam e selecione “Não sou um robô”. Se não tiver multas aparecerá o nada consta, se houver registro de infração você poderá emitir o boleto para pagamento.
Caso o link anterior dê algum problema, acesse este e clique em “Consulte aqui” no final da página.
Como fazer recurso de multas que não concorda?
Você pode recorrer de qualquer multa que receber, este é um direito de defesa de todo cidadão. Fique de olho no prazo para fazer o recurso! Ele começa a contar a partir do momento que recebeu a notificação de autuação, normalmente você tem entre 15 e 30 dias para o envio da defesa.
Só é possível recorrer pela internet pelos Detrans do Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo (sites especificados anteriomente). Nos outros estados ainda não é possível recorrer à multas online, você tem que enviar o recurso pelos Correios ou pessoalmente para o endereço especificado na documentação da infração que chegou em seu nome.
Nem todas as multas são aplicadas pelo Detran, portanto você tem que recorrer diretamente com o órgão que aplicou a multa. Todos os dados aparecerão escritos na notificação de autuação.
Se a multa foi aplicada pela Polícia Rodoviária Federal você pode entrar com recurso direto com eles. No site oficial é possível baixar um formulário de recurso, você tem que preencher e depois levar pessoalmente ou enviar pelos Correios para uma das unidades adiministrativas da Polícia Rodoviária Federal.
Se a multa foi aplicada pelo DNIT você também pode recorrer diretamente com eles. Nesta página oficial tem o modelo de formulário de defesa de autuação para ser preenchido e levado à uma unidade de atendimento ou pelos Correios.