Variedades

Como tirar Carteira Nacional de Habilitação CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mais conhecido como Carteira de Motorista, é o documento que comprova que o cidadão está apto a conduzir veículos no país. Qualquer pessoa que dirigir tem que sempre levar a carteira de motorista junto. Além de ser o documento que comprova que a pessoa sabe dirigir ele também pode ser usado como documento de identificação no Brasil pois possui foto, número do RG e CPF. Mas como tirar Carteira Nacional de Habilitação? O que preciso fazer? Quais categorias existem? Saiba tudo abaixo.


Como tirar Carteira Nacional de Habilitação CNH

Quais categorias de habilitação existem?

São cinco categorias ao todo:

  • Categoria A – condutor veículo motorizado de duas ou três rodas (motos, triciclo, ciclomotor e motoneta)
  • Categoria B – condutor de veículo cujo peso não exceda 3500 Kg ou cuja lotação não exceda 8 lugares excluído o do motorista (automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário)
  • Categoria C – condutor de veículos utilizados em transporte de carga, cujo peso total passe de 3500 Kg e combinação de veículos cuja unidade acoplada (reboque) não exceda 6 mil Kg (caminhão, trator de roda, trator de esteira etc)
  • Categoria D – condutor combinação de veículos utilizado em transporte de passageiros cuja lotação passe de 8 passageiros e todos veículos das categorias B e C (microônibus e ônibus)
  • Categoria E – condutor de combinação de veículos na qual a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, cuja unidade acoplada tenha 6 mil Kg ou mais ou cuja lotação exceda 8 lugares e condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada (dois reboques)
Como tirar Carteira Nacional de Habilitação CNH

Como tirar Carteira Nacional de Habilitação CNH

A primeira CNH pode ser em quais categorias?

Quem estiver tirando a carteira pela primeira vez pode tirar nas categoras A, B ou AB. Na categora AB a pessoa tem que participar de dois cursos preparatórios.

Quem tem CNH categoria B pode mudá-la para C ou D, quem possui C pode mudar para D ou E e quem possui documento categoria D pode obter na categoria E. Mas para solicitar admissão nas categoras C, D ou E, o condutor tem que estar habilitado à, pelo menos, um ano na categoria anterior exigida.

Onde tem que ser feita a CNH?

Quem quiser tirar Carteira Nacional de Habilitação na categoria A e B tem que procurar o Detran da cidade em que mora.

Quem pode tirar Carteira Nacional de Habilitação?

Podem tirar CNH os brasileiros que forem maior de 18 anos, que saibam ler e escrever e possuam documento de identidade (RG) e CPF.

Precisa pagar para tirar Carteira de Motorista?

Sim. Cada Estado do Brasil tem uma taxa diferente para emissão a CNH. Você deve somar estes custos aos custos da autoescola onde vai aprender a dirigir. Normalmente o valor total não passa de 2 mil reais, mas o preço varia de local para local.

Como tirar Carteira Nacional de Habilitação?

A primeira coisa que você deve fazer é agendar atendimento no Detran da sua cidade para tirar a primeira licença. Na maioria dos postos do Detran é preciso realizar agendamento prévio online ou pela central de atendimento. Em seguida pague a taxa do serviço e compareça no posto do Detran no dia agendado levando os seguintes documentos:

  • comprovante de pagamento da taxa
  • original e cópia da Carteira de Identidade (RG);
  • original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • original e cópia do comprovante de residência (emitido até três meses anteriores à data de solicitação)
  • duas fotos 3×4

Você terá que fazer exames de aptidão física e mental, em uma clínica credenciada pelo DETRAN ou na própria instituição.

Depois que for aprovado nos exames é preciso procurar uma autoescola na sua cidade para realizar o curso teórico. Todos têm que fazer 45 horas de aula. Leve com você toda documentação e o formulário entregue pelo médico. Ao concluir as 45 horas você recebe um certificado de conclusão de curso. Com ele já pode agendar o exame teórico.

O exame teórico pode ter entre 30 e 40 questões e para ser aprovado é preciso acertar 70% da prova. Se forem 30 questões tem que acertar 21 e se forem 40 tem que acertar 28. Sendo aprovado no exame teórico você já pode fazer as aulas práticas de direção com um instrutor da autoescola. 

As aulas práticas serão realizadas no veículo de acordo com a categoria da CNH escolhida. Todos têm que fazer 20 horas de aula (50 minutos cada), sendo 4 horas de aulas noturnas. Ao concluir as aulas práticas, a autoescola irá agendar seu exame prático que é a prova de direção e de baliza.

Aprovado no exame prático é só comparecer no posto do Detran onde deu entrada no serviço para retirar o documento de Permissão para Dirigir. É um documento provisório dado aos novos condutores que tem validade de um ano.

Informações adicionais

Quem não conseguir passar na prova prática de primeira, pode agendar outro exame prático. Neste caso é necessário pagar novamente a taxa para realização do mesmo.

A Permissão para Dirigir é um documento que tem validade de 1 ano dado aos novos condutores. Se neste tempo o motorista não cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, ou reincidir em infração de gravidade média, ele recebe no final de 1 ano a Carteira Nacional de Habilitação. Caso cometa alguma das infrações anteriores, será preciso fazer todo o processo para tirar carteira novamente.

A CNH tem validade de 5 anos, será preciso renová-la a cada 5 anos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários