Como consultar restituição IRPF

Como consultar restituição IRPF? Todo ano várias pessoas aguardam anciosamente pela restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita Federal sempre dá prioridade para os idosos com mais de 60 anos (e contribuintes com deficiência física ou mental), normalmente o primeiro lote sai dia 15 de junho e as parcelas são pagas de junho a dezembro.

Como consultar restituição IRPF

Para consultar restituição do Imposto de Renda acesse esta página oficial da Receita.

Primeiro digite CPF completo sem separadores (pontos ou traços), e digite sua data de nascimento (digite apenas números sem separador e quatro algarismos para o ano). Repita os caracteres que aparecem na figura (2) e clique em “Consultar” (3).

Como consultar restituição IRPF
Site para consultar restituição IRPF

Se tiver alguma informação importante ela aparecerá na tela seguinte. Você pode imprimir a informação clicando no símbolo da impressora que aparece na tela.

Situação das declarações imposto de renda resintuição
Declaração processada

Consultar restituição pelo aplicativo Pessoa Física

Outra maneira mais simples é se você tiver smartphone pode fazer a consulta rapidamente pelo aplicativo para Android na Google Play ou iOS na AppStore.

A opção “Consulta restituição” aparece logo na tela principal do app.

Como consultar restituição IRPF
Como consultar restituição IRPF pelo app PF

Informações adicionais

Você também pode verificar informações comparecendo a uma unidade de atendimento ao contribuinte. Todos os endereços e telefones das unidades podem ser encontrados no site da Receita Federal.

Se houver alguma inconsistência na declaração do contribuinte, a restituição não é liberada. A declaração fica retida na malha fina para verificação e só é liberada depois que o contribuinte apresentar documentos que comprovem a pendência. Você pode consultar se caiu na malha fina direto pelo aplicativo Meu Imposto de Renda do Android ou o Meu Imposto de Renda do iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *