Como criar disco de recuperação do Kaspersky

Dependedo de como o computador está infectado com vírus, algumas vezes o melhor é reiniciar por um disco de recuperação para fazer uma varredura completa do sistema e conseguir eliminar tudo de uma vez só. Aprenda agora a criar disco de recuperação do Kaspersky (é grátis) e usá-lo para limpar computador infectado com vírus.


Como criar disco de recuperação do Kaspersky

Criando o disco de recuperação Kaspersky

A primeira coisa a fazer é baixar a última versão do disco de recuperação do Kaspersky em http://support.kaspersky.com/viruses/rescuedisk, clique no botão “Download” e salve o arquivo no computador (tem uns 300 MB).

Como criar disco de recuperação do Kaspersky

Como criar disco de recuperação do Kaspersky no Windows

Depois você precisará gravar esse arquivo imagem ISO em um DVD ou em um pendrive para poder dar boot por ele (reiniciar o sistema por ele). Para gravar a imagem em DVD você pode usar o ImgBurn ou Nero (qualquer gravador de sua preferência). Neste post vamos explicar como criar um pendrive de Disco de Recuperação por ser mais prático, uma vez que nem todos os computadores atuais vêm com drive de DVD. Você vai precisar de um pendrive de, pelo menos, 1 GB.

Para criar o pendrive faça download do utilitário da própria Kaspersky (379 KB) e salve no computador. Em seguida conecte o pendrive no computador e abra o utilitário que acabou de baixar clicando no ícone rescue2usb.exe.

Abrirá a janela que vai extrair o utilitário em um pasta para depois gerar o pendrive de boot. Por padrão ele cria a pasta “Kaspersky Recue2Usb” na área de trabalho, quem quiser pode escolher outra pasta clicando no botão “Browse”. Clique em “Install” e aguarde abrir a janela do “Kaspersky USB Rescue Disk Maker“.

Como criar disco de recuperação do Kaspersky 2

Como criar disco de recuperação do Kaspersky

Em seguida clique em “Browse” para procurar pelo arquivo de imagem Kaspersky Rescue Disk 10 que fez download no início.

Como criar disco de recuperação do Kaspersky 3

Procure pelo arquivo “kav_rescue_10.iso“, selecione-o (1) e clique em “Open” (2).

Como criar disco de recuperação do Kaspersky 4

Depois escolha seu pendrive dentro de “USB medium” (1). Ele encontrará automaticamente seu pendrive se só tiver um pendrive conectado no computador. Para finalizar clique em “Start” (2).

Como criar disco de recuperação do Kaspersky 5

Criar disco de recuperação do Kaspersky

Aguarde, não costuma demorar muito, quando terminar clique em “Ok” e feche a janela “Kaspersky USB Rescue Disk Maker“.

Como dar boot pelo pendrive de recuperação

Para usar o pendrive de recuperação em um PC infectado é preciso dar boot por ele. Antes de conseguir fazer isso será preciso mudar a ordem de boot na BIOS. É preciso ter cuidado ao mexer na BIOS, preste atenção quando estiver modificando dados, faça por sua conta e risco!

Reinicie o computador e preste atenção na mensagem que aparece na parte debaixo da tela avisando qual tecla apertar para entrar no SETUP (1), que é a BIOS. Normalmente é F2 ou DEL, mas tem alguns computadores que são F10, F11 ou Esc. Caso veja algum escrito “Boot Menu” ou “Boot Options” (2) como na foto abaixo, então aperte a tecla referente à ele que é mais rápido.

Como dar boot pelo pendrive de recuperação

Quando o computador tiver iniciando aperte a tecla indicada, fique apertando várias vezes em sequência até ver que entrou na BIOS ou no Boot Menu (de acordo com o que escolheu). Se você entrou no Boot Menu é só selecionar USB Storage Device na lista e apertar Enter no teclado. Mas se selecionou SETUP abrirá a BIOS, com a seta do teclado selecione a aba “Boot” (foto abaixo).

Como dar boot pelo pendrive de recuperação 2

No campo “Boot priority order” coloque “USB Storage Device” em primeiro usando as teclas “+” para subir e “-” para descer o dispositivo na lista (esses comandos ordenar os dispositivos podem mudar de acordo com a BIOS, preste atenção no que estiver escrito na sua). Deixe “Hard Drive” em segundo, para não ter problemas depois!

Como dar boot pelo pendrive de recuperação 3

Quando terminar, verifique se tudo está correto deixando o Hard Drive em segundo. Se estiver aperte F10 para salvar e sair. Esse comando pode mudar de BIOS para BIOS, sempre escolha “Save and Exit“.

Como dar boot pelo pendrive de recuperação 4

Confirme selecionando “Yes” e apertando Enter no teclado.

Como dar boot pelo pendrive de recuperação 5

Pronto, agora quando reiniciar o computador a BIOS vai procurar por um pendrive bootável antes de tentar o boot normal pelo HD.

Usando o pendrive de recuperação para limpar PC infectado

Ao reiniciar o computador ele irá encontrar automaticamente o pendrive e abrirá a tela do Kaspersky. Aperte qualquer tecla no teclado para abrir o menu.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado

Selecione o idioma que preferir no canto superior esquerdo da tela (utilize as setas para cima ou para baixo para selecionar) e aperte Enter no teclado.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 2

Aperte o número 1 no teclado para aceitar os termos de uso.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 3

Selecione “Kaspersky Rescue Disk. Graphic Mode” e aperte Enter no teclado.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 4

Aguarde para ele montar todos os drives e partições do sistema.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 5

Quando terminar abrirá a janela para fazer varredura do sistema. Se o disco de recuperação não estiver atualizado a bola grande na direita aparecerá em vermelho. Caso isso aconteça clique na aba “My Update Center” (1) e clique em “Start update” (2) para atualizar antes de fazer o escaneamento.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 6

Depois volte para a aba “Objects Scan” (1). Selecione os drives para serem escaneados (2), de preferêcia selecione todos, e clique em “Start Objects Scan” (3) para iniciar.

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 7

Aguarde o escaneamento, se encontrar vírus abrirá uma janela em vermelho avisando. Você poderá tentar limpar o arquivo ou excluir completamente.

Quando terminar de remover todos os vírus clique no botão azul no canto inferior esquerdo da tela e selecione “Shutdown” (Desligar).

Usar pendrive de recuperação para limpar PC infectado 8

Remova o pendrive e inicie o computador.

Nenhuma resposta para “Como criar disco de recuperação do Kaspersky”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.