Como criar várias áreas de trabalho no Windows


Como criar várias áreas de trabalho no Windows 10? Você sabia que no Windows 10 é possível abrir várias áreas de trabalho virtuais diferentes, para manter seus ambientes de trabalho separados? Com isto você pode deixar uma área de trabalho com os arquivos pessoais e outra com os arquivos do trabalho.

Neste post explicaremos como você abre outras áreas de trabalho, como alternar de uma para outra rapidamente, como enviar um arquivo de uma para outra e como fazer para fechar a área de trabalho que não quer mais utilizar.

Criar várias áreas de trabalho

Para criar uma nova área de trabalho é só clicar no botão “Visão de tarefas” que aparece na barra de tarefas do Windows.

ícone Visão de Tarefas na barra de tarefas do Windows

Ou você pode apertar no teclado a tecla Windows (janelinha) e, sem soltá-la, apertar a tecla “Tab”. Vai abrir a janela de visão de tarefas ocupando a tela toda. Clique em “Nova Área de Trabalho” no canto superior esquerdo para criar outra área de trabalho.

botão Nova área de trabalho na visão de tarefas do Windows

A nova área de trabalho será criada como “Área de trabalho 2” e vai aparecer ao lado da sua atual área de trabalho em que você está trabalhando. Clique nela para começar a usá-la.

Se você criar novamente no botão “Nova área de trabalho” irá criar uma terceira área de trabalho e assim por diante.

Atalho para criação de áreas de trabalho virtuais

A outra maneira de criar área de trabalho virtual no Windows é apertando as seguintes teclas no teclado:

tecla Windows + tecla Ctrl + tecla D

atalho para criar várias áreas de trabalho no Windows
Atalho para criar várias áreas de trabalho no Windows

Assim que apertar ele irá criar nova área de trabalho e irá mostrar esta nova área de trabalho criada.

Alternando entre uma área de trabalho e outra

Você pode trocar de uma área de trabalho para outra rapidamente apertando no teclado os atalhos:

tecla Windows + Ctrl + seta para Esquerda – abre área de trabalho anterior

tecla Windows + Ctrl + seta para Direita – abre área de trabalho seguinte

Atalho para alternar entre áreas de trabalho do Windows

Outra maneira é clicando no botão Visão de Tarefas na barra de tarefas. Ou apertando as teclas Windows + Tab no teclado.

ícone Visão de Tarefas na barra de tarefas do Windows

Depois é só clicar na miniatura da área de trabalho que você quer usar, no canto superior esquerdo da tela.

Trocando entre áreas de trabalho virtuais Windows

Mover janela de programa ou pasta de uma área de trabalho para outra

Para mover um programa/pasta de uma área de trabalho para outra abra a interface visão de tarefas pelo botão ou apertando tecla Windows + Tab.

ícone Visão de Tarefas na barra de tarefas do Windows

Depois passe a setinha do mouse (sem clicar) em cima da área de trabalho onde está o programa ou pasta que quer mover. Ao passar o mouse vão aparecer as janelas destes programas/pastas embaixo das janelinhas das áreas de trabalho. Clique com botão direito do mouse em cima do que quer mover, selecione “Mover para” e depois clique em cima da área de trabalho correta.

Nas opções que aparecem ao clicar com botão direito do mouse você também pode escolher para mostrar esta janela em todas as áreas de trabalho ou mostrar as janelas do programa em todas as áreas de trabalho.

O programa/pasta será movido para a área de trabalho que escolheu.

Fechando uma área de trabalho virtual

Você pode fechar uma área de trabalho rapidamente clicando no botão Visão de Tarefas na barra de tarefas.

ícone Visão de Tarefas na barra de tarefas do Windows

Passe o mouse em cima da miniatura da área de trabalho que quer fechar. Clique no “x” que aparecerá no canto superior direito dela.

Fechar área de trabalho virtual do Windows

Outra maneira de fechar rapidamente, se você estiver usando a área de trabalho que quer fechar, é apertando no teclado:

tecla Windows + Ctrl + F4

Atalho para fechar área de trabalho virtual no Windows

Tenha cuidado pois a área de trabalho será imediatamente fechada. Qualquer janela de programa ou pastas abertos nesta área de trabalho serão transferidos para uma das áreas de trabalho que ainda estão abertas. Elas não são fechadas automaticamente com a área de trabalho.

É um recurso muito útil para quando você não quer misturar seus arquivos. Mas é importante lembrar que quando mais programas e janelas você abrir nestas áreas de trabalho, mais irá consumir recursos do computador como memória, CPU e disco. Portanto tenha cuidado para não causar travamento do sistema. Você poderá monitorar o consumo de recursos pelo Gerenciador de Tarefas.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. a area de trabalho criada continnua com os mesmos icones da primeira (original). e se eu deletar o incone de alggum programa ou foto nesra area, tambem ira apagar na original. Quanto mais areas eu crio mais “vem”eh criada com os mesmos icones da original. Nao ha vantagem de se fazer uma area nova porque nao esta “limpa”. O que eu estou fazendo errado ? Seu artigo esta muito bom. Parabens. Nao poderia mandar em um pdf para que eu possa ficar livre de tanta propaganda e imprimi-lo ? por favor ajude.

    • Olá Carlos
      Infelizmente não tem como usar ícones diferentes nas áreas de trabalho criadas, essa é uma das maiores reclamações das pessoas em relação a este recurso. Acredito que para fazer isso somente usando algum programa de terceiros, como não conhecemos não temos como indicar um seguro.

      Sobre o PDF, no site Print Friendly dá para fazer isso https://www.printfriendly.com/p/g/qY9e4R
      Abs

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.