Variedades

Esconderijo da Anne Frank em 3D


Para quem não conhece a história da Anne Frank, ela foi uma adolescente alemã de origem judaica vítima do Holocausto que ficou muito conhecida pelo seu livro O Diário de Anne Frank. Em 1942 a mãe da Anne, Margot Frank, recebeu um aviso para ir para um dos campos de concentração. Seu pai Otto decidiu que a família ia se esconder em quartos acima das instalações da sua loja Opekta em Amsterdã. O local, conhecido como Anexo Secreto, atualmente recebe visitas de pessoas do mundo todo, mas como nem todo mundo pode ir, eles criaram o site Secret Annex. Nele é possível andar pelo esconderijo da Anne Frank em 3D! Quem não puder viajar para Amsterdã, agora pode andar pelo local usando o computador.

Esconderijo da Anne Frank em 3D Secret Annex

O site foi criado devido aos 50 anos do museu da Anne Frank e mostra o local em que ela ficou escondida com sua família e escreveu suas memórias que foram publicadas no livro. Para acessar entre em http://www.annefrank.org/en/Subsites/Home. Clique em “Enter the 3D house” no menu superior e depois autorize o Flash a rodar para carregar as imagens.

No site é possível atravessar a famosa estante de livros que cobria a única entrada do esconderijo. Você pode caminhar pelo local enquanto uma gravação explica o que está vendo. Também é possível ir no segundo andar onde ficava a cozinha e sala de jantar e ainda visualizar o pequeno banheiro que tinha apenas água gelada.

Esconderijo da Anne Frank em 3D

Esconderijo da Anne Frank em 3D

Em 1944 houve uma denúncia de um informante e a família acabou sendo presa pela polícia alemã. Após interrogação foram enviados os centros de trabalho forçado. Alguns acreditam que a denúncia tenha sido feita pela colaboradora nazista Miep Braams. Um jornalista, Jeroen de Bruyn, acredita que foi sua irmã Nelly Voskuijl, quem denunciou. Mas nada está provado até hoje.

A música para o site foi criada pelo compositor Mark Isham, responsável por várias trilhas sonoras famosas.

Confira um vídeo mostrando um pouco como é o site:

Secret Annex também conta um pouco sobre a história dessa menina que vem mudando a vida de muita gente. Eles têm uma linha do tempo contando toda trajetória da Anne e falando sobre o Holocausto.

O site ganhou diversos prêmios importantes. A Casa da Anne Frank em Amsterdã recebe mais de 1 milhão de visitas por ano.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Vitoria Micheli disse:

    ajudou muito a minha tese da FACULDADE DE HISTORIA