Saúde e Beleza

Gelo ou água quente para dor lombar?


Gelo ou água quente para dor lombar? Está com dor na coluna, bem na parte debaixo das costas e gostaria de saber o que fazer par aliviar a dor? Será que é para utilizar compressa quente ou fria? Nem sempre compressa de gelo é aconselhável, saiba mais abaixo.

Gelo ou água quente para dor lombar?

Normalmente em contusões utilizamos compressa de gelo para diminuir a inflamação. Mas no caso da dor da lombar a compressa de gelo pode não ser a mais adequada. Principalmente nos casos das dores nas costas que voltam de tempos em tempos sem motivo aparente.

Boneco com dor na coluna, gelo ou água quente para dor lombar

Gelo ou água quente para dor lombar

A verdade é que nem o calor ou o frio poderão aliviar muito a dor aguda na coluna. Um estudo mostrou que os pacientes tiveram o mesmo resultando usando os dois tipos de compressa e nenhum deles foi muito eficiente. Isto por que nem o calor nem o frio conseguem atingir o local do problema que está causando a dor. Portanto o ideal é o paciente verificar o que lhe agrada mais, teste a compressa fria, se não aliviar teste a quente.

O gelo irá deixar o local mais sensível e tenso, enquanto o calor relaxa.

Atenção na inflamação!

Na dor lombar causada por levantar algo muito pesado ou por sofrer acidente de carro pode ocorrer inflamação! A compressa de água quente irá piorar a situação.

Estes casos são raros, pois a maioria das dores nas costas não são causadas por trauma. Você saberá se ocorreu distensão muscular se o local estiver sensível ao toque e se a pele estiver vermelha e quente, inchada.

Nestes casos o ideal é utilizar a compressa de água fria para diminuir a inflamação do músculo.

Dicas no caso da dor aguda

No caso da dor aguda na lombar você pode utilizar analgésicos ou adesivos com analgésicos e realizar os dois tipos de compressas.

  • Coloque compressa fria nas primeiras 24 a 48 horas – coloque a compressa por 20 minutos e um pano entre a pele e o gelo para não queimar, pode repetir 8 a 10 vezes no dia
  • Não melhorando coloque compressa de água quente no terceiro dia – várias vezes ao dia

Passando do terceiro dia e a dor não melhorou, entre em contato com seu médico. Talvez seja necessário uso de remédios mais fortes. Na dor lombar crônica é preciso fazer tratamento com acompanhamento médico.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário