Techie

Como gravar tela do Windows com VLC

O VLC Media Player é o melhor player de vídeo atualmente, o legal é que além de assistir vídeos ele é capaz de várias outras coisas interessantes como, por exemplo, gravar webcam do Windows. Mas você sabia que também pode gravar tela do Windows com VLC? Existem diversos gravadores de tela do Windows atualmente, mas se você tem VLC instalado no computador não precisa nem baixar outro programa.


Atenção! A gravação ficará sem áudio, é para gravar a tela. Se quiser adicionar um áudio é preciso gravar separado o som e adicionar no momento da gravação da tela. Confira o segundo tópico depois do vídeo mostrando a etapa necessária para adicionar um arquivo de áudio.

Como gravar tela do Windows com VLC

Abra o VLC no computador. Clique em “Mídia” no canto superior esquerdo. Clique em “Abrir Dispositivo de Captura…”.

Mídia Abrir Dispositivo de Captura VLC

Clique na setinha do lado direito de “DirectShow” e selecione “Área de Trabalho” (1). Modifique a taxa de quadros (2) para 30 qps, este valor pode ser menor, mas não menos de 15, senão o vídeo ficará estranho. Quantos mais quadros por segundo mis natural será a imagem, mas maior será o vídeo! Clique na setinha do lado direito de “Reproduzir” e selecione “Convert” (3).

Dispositivo de captura de tela do Windows VLC

Em “Perfil” deixe marcado “MP4”. Se quiser pode clicar no ícone de ferramentas do lado direito do “mp4” para modificar resolução de imagem e bitrate. Depois clique em “Procurar” para escolher a pasta de salvamento.

Gravar tela do PC mp4 VLC

Escolha a pasta que quer salvar o vídeo e dê um nome para ele, quando terminar clique em “Salvar”.

nome vídeo da tela do PC gravado VLC

Clique “Iniciar”.

Como gravar tela do Windows com VLC

Como gravar tela do Windows com VLC

O VLC abrirá com escrito “Fluxo” (1) na barra superior e começará a gravar tudo que você fizer na tela do Windows. É possível ver o tempo gravado na parte debaixo (2). Você pode pausar a gravação quando quiser e continuar depois, para parar é só clicar no quadradinho de “Parar”.

VLC fluxo gravando tela do Windows

Pronto, o arquivo será salvo na pasta que escolheu no início.

Prático e rápido, serve para gravar os mais diversos conteúdos. Uma ótima opção para aqueles que tiverem com algum problema no PC e precisam mostrar o que está acontecendo para um amigo ou técnico.

Tutorial em vídeo

Quem preferir por conferir o vídeo abaixo mostrando todo o processo de gravação da tela do PC com VLC.

Adicionar áudio na gravação da tela

Quem quiser pode adicionar som no vídeo depois que terminar a gravação da tela. Mas você precisa ter o arquivo do áudio salvo no computador.

Para adicionar o arquivo de áudio é só clicar em “Mídia” e depois em “Converter/Salvar”.

Mídia Converter Salvar VLC Media Player

Clique em “Adicionar” na aba “Arquivo” e procure pelo arquivo de vídeo .mp4 que criou da tela do computador. Quando adicionar ele aparecerá no campo branco “Seleção de arquivo”. Depois marque o quadradinho “Exibir mais opções” (2) e marque também “Reproduzir outra mídia de forma síncrona” (3). Em seguida clique em “Procurar” (4).

Adicionar áudio da gravação de tela VLC

Adicionar áudio da gravação de tela VLC

Na janela para abrir mídia clique em “Adicionar” (1) e procure no computador pelo arquivo de áudio que quer adicionar no vídeo. Quando for adicionado ele aparecerá dentro do campo “Seleção de arquivo” (2). Clique em “Selecionar” (3) para fechar esta janela.

Abrir mídia adicionar som no vídeo VLC

Vai voltar para janela anterior, clique no botão “Converter/Salvar”.

Converter Salvar adicionar áudio no vídeo do VLC

Na janela seguinte selecione o tipo de arquivo que quer criar, no meu caso deixei em mp4 mesmo, que é o formato do arquivo original. Quem quiser pode editar algumas opções do vídeo clicando no ícone de ferramentas do lado direito de “Perfil”. Em segudia clique em “Procurar” (2), dê um nome para o arquivo que vai criar e escolha a pasta onde quer salvar. Quando terminar vai voltar para estar janela, clique em “Iniciar” (3) e aguarde o áudio ser adicionado ao vídeo.

 adicionar som em um vídeo usando VLC

Dica! Se você quer gravar áudio seu falando alguma coisa pode utilizar o “Gravador de voz” do próprio Windows e depois adicionar o arquivo final no vídeo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários