Variedades

Mapa de Feiras Orgânicas no Brasil

Produtos orgânicos estão sendo procurados por cada vez mais pessoas por não terem agrotóxicos nem fertilizantes químicos. Eles são cultivados com processos naturais, que não agridem a natureza nem destrói a vida do solo. Os produtos orgânicos normalmente têm sabor melhor, são mais saudáveis (por não conterem pesticidas e fertilizantes), são livres de organismos geneticamente modificados (ainda não se sabe ao certo se esses produtos geneticamente modificados fazem mal à saúde), são mais nutritivos por serem frescos e são provenientes de agricultura sustentável (o solo não é destruído). Com o crescimento das vendas o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, resolveu criar uma mapa de feiras orgânicas no Brasil e já conta com mais de 500 feiras do país cadastradas.


Mapa de Feiras Orgânicas no Brasil

Comece acessando o mapa de feiras orgânicas no site http://feirasorganicas.idec.org.br. Ao entrar no site deixe a janela do Windows maximizada, o site parece ter alguns problemas de carregamento em janelas menores.

Basta digitar seu Estado no campo de busca e apertar Enter no teclado ou clicar por estado na lista debaixo. As feiras orgânicas próximas de onde você mora aparecerão no mapa. Quem quiser pode filtrar por tipo de local clicando no funil do lado direito do campo de busca.

Mapa de Feiras Orgânicas no Brasil

Mapa de Feiras Orgânicas no Brasil

Clicando em um local dentro do mapa aparecem as opções “Como chegar” que abre o local no mapa para você digitar seu endereço e encontrar o local. Se clicar em “Ver mais” aparecem outras informações sobre o local como horário, site e outros dados que existirem. Não são todos que aparecem com horário.

Tipos de locais do mapa

  • Feiras Orgânicas ou Agroecológicas – feiras como todo mundo as conhecem
  • Grupos de Consumo Responsável (GCR) – iniciativas de consumidores organizados que se aproximam de produtores e, juntos, propõem comprar produtos diferentemente da forma como ocorre no mercado tradicional, agregando preocupações com as questões sociais e ambientais e de saúde em todo o processo.
  • Agricultura Suportada pela Comunidade (CSA) – também conhecido como Community Supported Agriculture é uma nova relação entre consumidores e produtores. Os consumidores (comunidade) financiam produtores e, em troca, recebem o que é colhido e produzido.
  • Comércio parceiros de orgânicos – iniciativas que ocorrem diretamente entre o consumidor e agricultor ou com apenas um intermediário.

Uma ótima idéia do IDEC, para facilitar a busca por locais de produtos orgânicos. Quem gostar ainda pode contribuir fazendo doação ou sendo associado do IDEC.

Agrotóxicos

Para quem não sabe, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do Mundo, com crescimento anual e faturamento bilionário. De acordo a ANVISA, estima-se que nós consumimos 5 litros de agrotóxico por ano, 30% dos alimentos estão com agrotóxicos não permitidos para cultura e proibidos no país ou acima do limite permitido. Os agrotóxicos são causadores de câncer, má-formação, intoxicação e vários outros problemas de saúde. Se você ainda não aderiu aos produtos orgânicos, agora é uma boa hora para fazer isso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!