Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas
Você sabia que memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas? Algumas pessoas acreditam poder lembrar o que aconteceu em uma noite que bebeu demais e teve o famoso “apagão” ou “blackout” causado pela bebida. Mas será que podem mesmo?
Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas!
A verdade é que é praticamente impossível você lembrar do que aconteceu em uma noite de muita bebida. Médicos afirmam que não adianta nem a pessoa tentar lembrar, porque simplesmente não tem como.
Quando uma pessoa bebe em quantidade muito grande, a parte do nosso cérebro que codifica memórias desliga. Ou seja, você não cria memórias do que aconteceu.
Se você teve um blackout completo, infelizmente a perda de memória do ocorrido é permanente, ela não é reversível. Mesmo que pessoas falem que lembraram do que aconteceu, é improvável que tenha lembrado do ocorrido. Provavelmente elas estão tendo o que chamam de memórias falsas.
Existem casos em que a pessoa tem blackout parcial ou “apagão parcial”, nesse caso ela pode ter flashes da noite anterior, mas não conseguirá se lembrar de tudo que aconteceu. Somente o que o cérebro criou memória antes de ocorrer o blackout.
Esses apagões são perigosos?
A amnésia alcoólica pode, sim, ser perigosa. Esses apagões frequentes não são só uma indicação de problemas de consumo de álcool, como também o efeito do álcool na memória pode levar a problemas mais graves, como danos no cérebro.
Como se prevenir contra a amnésia alcoólica?
A única forma de evitar que a perda grave de memória aconteça é reduzir o consumo de álcool, seguindo os padrões recomendados pelos órgãos de saúde. A pessoa precisa ser responsável e não beber da maneira que anda bebendo.
O recomendado pelos órgãos brasileiros de saúde é:
- Mulheres – 20 gramas de álcool (não mais do que 1 drink em um único dia)
- Homens – 30 gramas de álcool (não mais do que 2 drinks em um único dia)
Para se ter uma ideia, 14 gramas de álcool são o mesmo que uma taça de vinho (150 mL teor alcoólico 12%), ou uma lata de cerveja (350 mL teor alcoólico 5%) ou uma dose de destilado (45 mL teor alcoólico 40%).
Além disso, não se deve beber todos os dias, deixando pelo menos dois dias da semana sem beber.