O que é chaira, quais as melhores?


O que é chaira? Escuta as pessoas falando sobre chaira e achou que era uma raça de cachorro? Pois saiba que chaira é um utensílio afiador de facas muito usado no Brasil e no mundo, também conhecido como fuzil. Se você costuma fazer um churrasquinho de vez em quando, provavelmente já conhece a chaira. Abaixo explicaremos sobre os tipos disponíveis à venda e quais as melhores.

O que é chaira

As chairas podem ter até 30 cm de comprimento e formato redondo, ovais ou planos. Em inglês é conhecida como honing steel (mas pode ser chamado de sharpening steel, whet steel, sharpening stick, sharpening rod, butcher’s steel e chef’s steel).

Existem basicamente três tipos de chaira para afiar faca:

  • de aço (estriada) – este é o tipo mais comum e mais barato, corpo de metal que pode ser imantado para segurar a limalha de aço que solta durante a afiação;
  • de cerâmica – costuma ser um pouco mais cara que a de aço, e um pouco mais eficiente que esta. Mas pode quebrar facilmente, portanto não é aconselhada para quem não tem muita experiência;
  • de aço revestido de diamante (diamantada) – é mais cara que as outras duas e mais eficiente na afiação, algumas pessoas não gostam muito e nem é indicada para uso diário, pois diminui a vida útil das facas, o revestimento abrasivo do diamante pode remover grandes quantidades de metais durante o processo de afiação.
O que é chaira, faca, afiador
O que é chaira, tipos e como usar

O comprimento da chaira também será importante dependendo do tamanho da faca. Se for utilizar facas muito grandes como facões para corte de carne, o ideal é comprar a mais comprida (30 cm de haste), pois assim terá mais aço para deslizar a faca.

A mais confortável vai depender do seu gosto, tem que experimentar para ver qual você se adapta melhor.

Como usar chaira?

O aconselhado é usar a chaira imediatamente antes ou depois de usar a faca. O processo de afiação pode ser feita todos os dias. Quem não gostar da idéia de afiar todos os dias, pode afiar apenas quando sentir que a faca não está mais cortando direito.

Tem duas maneiras de usar:

  • Apoie a ponta da haste de aço da chaira em uma superfície plana e segure o cabo da chaira, mantendo ela em pé. Coloque o fio da faca na parte de cima da chaira, deixando um ângulo de 20º. Deslize a faca de cima para baixo e puxando para trás para pegar toda a lâmina, primeiro um lado da lâmina e depois do outro. Não precisa fazer muita força, repita quantas vezes achar necessário.
  • Segure a chaira da mão com a extremidade da haste de aço para cima. Posicione o fio da faca na parte superior da haste, deixando um ângulo de 20º enquanto faz os movimentos. Deslize a faca de cima para baixo e puxando para trás para pegar toda a lâmina, primeiro um lado da lâmina e depois do outro. Repita quantas vezes quiser, não faça força demais.

No vídeo abaixo o chef Gordon Ramsay afia a faca fazendo o movimento contrário do indicado no tutorial, ele puxa a faca debaixo para cima fazendo movimentos para trás para pegar todo o fio da faca.

No final limpe a haste com uma escovinha não abrasiva, pode ser escova com cerdas de nylon e limpe o cabo com pano umedecido. Nunca lave o afiador na água, nem coloque na lava-louças.

Quais as melhores chairas?

As melhores chairas do mercado atualmente são das marcas:

Chaira tem outros significados?

A chaira no Brasil está relacionada apenas ao utensílio afiador de aço ou cerâmica.

Em alguns locais da Espanha pode significar um instrumento dos sapateiros para cortar solas. E em alguns locais de Portugal pode significar terra fraca, muito solta.

Cuidados

Nunca use a chaira para afiar lâminas serrilhadas ou tesouras, não foram feitas para isso.

1 comentário em “O que é chaira, quais as melhores?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.