Variedades

Como saber idade do cachorro pequeno, médio ou grande

Já sabemos que os cachorros envelhecem mais rápidos que os humanos, mas aquela história de que para cada 1 ano humano o cão envelhece 6 ou 7 anos é crença popular. Na verdade ele envelhece mais rápido nos dois primeiros anos de vida, seu primeiro ano equivale a 15 anos ‘humanos’, ele se torna adolescente com 1 ano de vida. Mas a idade correta vai depender do tamanho e raça do animal, cães menores tendem a viver mais do que as raças grandes, as pequenas são consideradas idosas após 10 anos ‘humanos’, já as gigantes após 5 anos ‘humanos’. Veja algumas dicas de como saber idade do cachorro.


Como saber idade do cachorro pequeno, médio ou grande

Ao calcular a idade correta do cão é preciso lembrar que as raças envelhecem em velocidades variadas e em velocidades variadas em diferentes estágios de suas vidas. Os dois primeiros anos é o mesmo para todas as raças, o primeiro ano equivale a 15 anos humanos e o segundo a 24 anos humanos. A partir do terceiro ano de vida que as coisas mudam.

Descobrir idade correta do cão em relação aos humanos

Como saber idade do cachorro em relação aos humanos

Cães de raça pequena

Os cachorros de raça pequena, até 9 Kg, têm uma juventude curta e uma vida adulta longa.

Para os dois primeiros anos de vida você tem que multiplicar cada ano humano por 12,5. Quando completar um ano quer dizer que seu cachorro já tem 12,5 anos de vida.

A partir do terceiro ano de vida multiple cada ano pelo valor especificado abaixo, de acordo com a raça, e adicione 25:

  • Dachshund (miniatura) – 4,32
  • Border Terrier – 4,47
  • Lhasa Apso – 4,49
  • Shih Tzu – 4,78
  • Chihuahua – 4,87
  • West Highland White Terrier – 4,96
  • Beagle – 5,20
  • Whippet – 5,30
  • Schnauzer Miniatura – 5,46
  • Cocker Spaniel – 5,55
  • Cavalier King Charles Spaniel – 5,77
  • Pug – 5,95
  • Buldogue Francês – 7,65

Por exemplo, Lhasa Apso de 4 anos, ele vai ter na verdade 25 + 8,98 = 33,98 anos.

Cães de raça média

Cachorros de raça média são os entre 10 a 23kg.

Para os dois primeiros anos de vida você tem que multiplicar cada ano humano por 10,5. Quando completar um ano quer dizer que ele já tem 10,5 anos.

A partir do terceiro ano de vida multiple cada ano pelo valor especificado abaixo, de acordo com a raça, e adicione 21:

  • Cocker Spaniel Americano ou Inglês – 5,46
  • Labrador Retriever – 5,74
  • Golden Retriever – 5,74
  • Staffordshire Bull Terrier – 5,33
  • Bulldog – 13,42

Cães de raça grande

Cães de raça grande, que tenham mais de 24kg, são o oposto da raça pequena, têm uma juventude longa e uma vida adulta curta.

Para os dois primeiros anos de vida você tem que multiplicar cada ano humano por 9. Ou seja, no primeiro ano humano o cachorro já tem 9.

A partir do terceiro ano de vida multiple cada ano pelo valor especificado abaixo, de acordo com a raça, e adicione 18:

  • Pastor Alemão – 7,84
  • Boxer – 8,90

Calculadora de idade do cão online

Na internet tem várias calculadoras de idade de cachorro. Uma bem fácil de usar foi criada pela Pedigree https://www.pedigree.com/dog-care/dog-age-calculator.

Basta digitar os anos no campo “Age (1) , depois selecione se é Meses (Months) ou Anos (Years), escolha a raça em “Breed” (3) e clique em “Calculate”.

Como saber idade do cachorro pequeno, médio ou grande

Como saber idade do cachorro pequeno, médio ou grande

O site vai mostrar a idade real do cachorro em relação aos humanos.

A calculadora online não funciona para cachorros de raças misturadas, mas normalmente estes cães vivem em média 1,22 anos à mais que as raças puras.

Como saber idade do cachorro quando é adotado ou de rua?

Quando adotamos algum cão ou encontramos abandonado na rua, não temos noção de quantos anos ele tem. Os veterinários costumam verificar os seguintes detalhes no animal para dar a idade aproximada:

Dentes

Pelos dentes é possível ter uma idéia da idade. Os dentes de leite do cão começam a empurrar a gengiva com um mês de idade. Os dentes permanentes aparecem com 5 meses e terminam quando aparecem os molares por volta dos 7 meses, totalizando 42 dentes adultos. Se os dentes forem brancos e limpos ele deve ter no máximo 1 ano de vida, se já estiverem amarelos ele tem entre 1 e 2 anos, se já tiver tártaro então provavelmente tem mais de 4 anos. Caso veja algum desgaste dos dentes e tártaro escuro e grosso, então ele tem mais de 5 anos de vida.

Pelagem

A cor do pelo também é uma forma de verificar a idade. O pelo em torno do focinho e embaixo do queixo começam a ficar cinzas por volta dos dois anos de idade. Mas se o cão tiver passado por muito estresse, os pelos podem clarear mais cedo. Se os pelos cinzas estiverem atrás das pernas, orelhas ou nas patas, quer dizer que o cão já é idoso (o cão é considerado idoso nos últimos 25% de sua expectativa de vida).

Olhos

Os olhos dos cães novos são brilhantes e claros, nos cachorros mais velhos eles ficam opacos e escuros. Cachorros mais velhos, com mais de seis anos, podem ter esclerose lenticular, muito mais comum que a catarata, e deixa a pupila com um tom cinzento, branco ou azulado.

É importante entrar em contato com veterinário principalmente nestes casos de cães adotados ou de rua que podem ter problemas que não percebemos, o veterinário também verificará a idade do seu cãozinho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!