Saúde e Beleza

O que fazer após distender a coluna, dor na lombar

Foi mexer em algumas caixas em casa, sentiu uma pontada aguda na parte inferior da coluna e agora a dor não passa? Pegou um vaso de planta pesado de qualquer maneira e acabau dando mau jeito na coluna? Isto acontece pois é esta área da coluna quem suporta a maior parte do peso corporal. Ela é responsável pela maioria dos movimentos das costas. Veja o que fazer após distender a coluna, como proceder para aliviar a dor logo após sentir a pontada na lombar e não piorar a lesão.


O que fazer após distender a coluna

Ficando na postura coluna neutra

Se você se agachou e sentiu a pontada de dor, a primeira coisa a fazer é ficar em pé na postura da coluna neutra, assim a coluna ficará na posição mais confortável. Mas tenha calma e cuidado!

Comece dobrando os joelhos gentilmente e coloque as mãos nas coxas sem esticar a coluna! Isto vai facilitar depois para esticar a coluna. A foto abaixo mostra um pouco como deve dobrar os joelhos e descer os quadris, mas não é para esticar a coluna!

Agachar dobrando os joelhos quando der pontada na coluna

Ainda com joelhos flexionados expire e solte o cóccix levemente em direção ao chão. Agora vá levantando o tronco devagar e esticando as pernas, até ver que está na coluna neutra (foto abaixo), a postura como se estivesse em pé encostado na parede, sem esticar demais.

postura coluna neutra

Depois que estiver em pé ative os músculos do core para aliviar a dor. São eles que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdômen. Ativando estes músculos você estará dando estabilidade para a lombar. Se não souber como ativar estes músculos, basta dobrar um pouco os joelhos e colocar as mãos nas coxas, depois imagine uma corda puxando o umbigo para a espinha, fazendo movimento para trás. Mantenha os músculos abdominais contraídos e sugados em direção às costas.

Nesta página do VivaBem você confere alguns exercícios para o músculo do core.

Evite agachar, flexionar ou torcer coluna

Quando estiver na posição neutra para a coluna evite agachar, flexionar ou torcer a coluna para os lados. Se precisar virar, vire o corpo todo. Fique em pé estável para que a lesão não piore.

Se ainda estiver precisando pegar alguma coisa que estava no chão mantenha a coluna ereta, use os músculos do core para ajudar, dobre os joelhos deixando o cóccix descer para o chão sem dobrar a coluna. Se necessário olhe para o teto enquanto agacha para não inclinar a coluna para frente.

Use adesivos anti-inflamatórios e compressas fria e quente

Remédios anti-inflamatórios podem ser utilizados para reduzir a dor por um tempo, os mais usados são ibuprofeno e naproxeno. Quem preferir pode utilizar os adesivos anti-inflamatórios tipo Salonpas, eles também ajudam a aliviar a dor local. Se a dor não estiver melhorando não tome remédios indefinidamente, entre em contato com seu médico.

Nas primeiras 48 horas também é recomendado usar compressas de gelo por 20 minutos para reduzir o inchaço e a dor aguda. Se a dor não melhorar dentro de 48 horas, pode ser necessário aplicar compressa quente para relaxar os músculos.

Alongamentos

Quando a dor tiver aliviado você pode começar a fazer alongamentos dos músculos das costas. O ideal é procurar um fisioterapeuta para ter certeza que está fazendo o exercício recomendado para seu problema.

Um dos exercícios mais utilizados é o da ioga mostrado na foto. Deite de costas em uma superfície dura (chão) para os músculos se soltarem. Depois dobre os dois joelhos deixando os pés apoiados no chão. Em seguida puxe uma das pernas de encontro a barriga enquanto estica a outra perna, segure alguns segundos enquanto inspira e expira. Repita o mesmo para a outra perna.

O que fazer após distender a coluna, dor na lombar

O que fazer após distender a coluna, dor na lombar

Informações importante sobre dor nas costas

É importante lembrar que a dor aguda nas costas pode ter várias causas inclusive espasmo muscular ou lesão no disco. Algumas doenças como infecções e tumores também podem causar este tipo de dor, mas são mais raros.

Se a dor nas costas for aguda e súbita e não melhorar dentro de 4 a 5 dias, entre em contato com seu médico.

Se a dor na coluna for acompanhada de febre, fraqueza ou dormência local não espere os dias, fale imediatamente com seu médico!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!