Variedades

O que fazer quando perder documentos no exterior


O que fazer quando perder documentos no exterior? Já é importante tomar cuidado com os documentos quando se está em solo brasileiro, imagina no exterior! Todas pessoas que forem viajar precisam ter o máximo de cuidado possível principalmente com o passaporte. O Consulado do Brasil recomenda que você mantenha sempre uma cópia autenticada do documento de identidade e certidão de nascimento guardados em um cofre junto com cópia simples do passaporte, para caso seja necessário solicitar um passaporte novo.

Veja como proceder caso perca os documentos fora do Brasil, para não correr risco de golpes com documentos roubados.

O que fazer quando perder documentos no exterior

Furto, roubo ou perda de passaporte no exterior

Caso você seja roubado ou perca o passaporte brasileiro em outro país, é importante registrar ocorrência em uma delegacia de polícia mais próxima do local. Em seguida compareça a uma repartição consular brasileira para dar entrada no pedido de um novo passaporte. Veja todos endereços das repartições aqui.

Se você não conseguir registrar boletim de ocorrência na delegacia do país não tem problema. Compareça na Embaixada ou no Consulado Brasileiro mais próximo e faça uma declaração formal do ocorrido. Mas é aconselhável fazer o registro com a polícia para não usarem seus documentos para operações ilegais.

A emissão do novo passaporte é paga e a taxa é cobrada em dobro quando não é apresentado o passaporte antigo. Como a solicitação não é emergencial, ela só pode ser feita no horário do expediente, não pode ser realizada no plantão consular.

Se o visto for obrigatório no país que você estiver, talvez seja necessário solicitar novo visto para poder permanecer ou ir embora do país. Na Repartição Consular irão dar detalhes do que você precisa fazer para resolver seu problema.

O que fazer quando perder documentos no exterior

O que fazer quando perder documentos no exterior

Autorização de Retorno ao Brasil

O novo passaporte pode demorar para ficar pronto. Aqueles que precisarem retornar ao Brasil antes, podem solicitar gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no Setor Consular.

Nestes casos é obrigatório apresentar uma denúncia policial ou qualquer documento que comprove sua nacionalidade brasileira. Se a pessoa não tiver um documento, será preciso apresentar duas testemunhas que possam atestar a sua nacionalidade.

Furto, roubo ou perda de documentos no exterior

No caso de outros documentos como carteira de identidade (RG), carteira de motorista, CPF, título eleitoral ou carteira de trabalho no exterior, não tem o que fazer. Você só poderá solicitar segunda via quando voltar ao Brasil.

Mesmo com estes documentos é aconselhável que registre um boletim de ocorrência na delegacia local. Se não for possível entre em contato com a repartição consular brasileira e comunique o ocorrido. Assim não corre o risco de usarem seus dados para coisas ilegais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário