O que serve como comprovante de residência
O que serve como comprovante de residência? O comprovante de residência é um documento necessário para realizar várias tarefas como abrir uma conta corrente em banco. Até o SUS (Sistema Único de Saúde) costuma solicitar o documento para fazer o cadastro do paciente em suas redes. Sem ele, geralmente marcam consultas nos postos de saúde.
Fato é que existe uma lei que diz que basta você declarar onde vive, que esta declaração já seria válida como comprovação de residência, mas na prática, todo mundo sabe que não é assim que funciona.
Mas o que serve como comprovante de residência?
Vários documentos podem servir para comprovar o seu endereço. Vai depender da instituição que o solicitou, se ela vai considerar aquele comprovante válido ou não.
Basicamente, os documentos que podem ser aceitos para comprovar onde você mora são os seguintes:
– Contas de serviços básicos: Água, luz, gás ou telefone fixo e móvel.
– Declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de serviço básico em nome do proprietário do imóvel.
– Contrato de aluguel, com firmas reconhecidas em cartório.
– Declaração de imposto de renda.
– Boletos bancários que contenham o endereço impresso.
– Fatura impressa do cartão de crédito.
– Extratos bancários, desde que tenham o endereço impresso no mesmo.
– Carnê de IPTU, desde que o imóvel esteja em seu nome.
– Escritura de imóvel
– Certidão de ônus reais do imóvel
Sou menor de idade, não tenho comprovante de residência em meu nome, como faço?
Neste caso, mesmo que você venha a ser maior de idade, pode apresentar um comprovante no nome dos seus pais ou responsáveis legais, desde que comprovem a ligação através de documento de identidade ou certidão de nascimento. Pessoas casadas também podem apresentar comprovação no nome do cônjuge, também comprovando a ligação através de certidão de casamento.
Não tenho pais ou responsáveis que possa pegar comprovante, o que fazer?
Faça uma declaração comprovando o local de residência com firma reconhecida da assinatura do proprietário do imóvel onde você mora e apresente junto de uma cópia do comprovante de residência desta pessoa (do proprietário). Pode usar conta de telefone, água, luz, correspondência bancária ou fatura do cartão.
Disponibilizamos no MediaFire o download do modelo de Declaração de Residência (.doc) para o dono do imóvel preencher e assinar. Quem preferir também tem o modelo em arquivo .pdf.
Tem como conseguir comprovante de residência online?
Não, se tiverem sites com este intuito provavelmente estão infringindo a lei. Se você mora em local que não seja com familiar ou responsável, apresente uma declaração com firma reconhecida junto com o comprovante de residência do proprietário do imóvel onde você mora, como explicado no tópico anterior.
Validade do comprovante de residência
Para evitar problemas, é sempre bom ter um documento atualizado. Na grande maioria dos casos, as instituições solicitam que o mesmo tenha sido emitido há no máximo três meses.
E você, já teve problemas para apresentar comprovantes de residência? Compartilhe conosco sua experiência na área de comentários.
Qual é a validade de uma conta de luz processo judicial?
Se uma conta de vencimento 14/10/16 postada dia 03/10//16. pode ser usada para petição de 24/01/17?
Olá Teresa
Geralmente nestes casos eles aceitam conta de 1 mês atrás, mas depende de cada caso. É bom você entrar em contato com seu advogado para ter certeza, pode ser que aceitem essa vencida dia 14/10.
Abs