Saúde e Beleza

Como fazer cirurgia bariátrica pelo SUS

A obesidade mórbida é um problema que vem atingindo cada vez mais pessoas no Brasil. Em muitos casos, apenas dietas e exercícios podem não resolver e só a cirurgia bariátrica pode resolver. Só que este vem a ser um procedimento bem caro, que também requer um período de recuperação e acompanhamento longo. Por isso, hoje iremos tentar lhe orientar a como fazer cirurgia bariátrica pelo SUS, assim como todo o acompanhamento pós cirúrgico.


O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é popularmente conhecida como “cirurgia de redução de estômago”. Como o próprio nome diz, trata-se da redução do tamanho do estômago do paciente. São várias técnicas utilizadas. A escolha é feita de acordo com o perfil do paciente.

É possível fazer cirurgia bariátrica pelo SUS?

Quem não tem como arcar com os custos e tratamento, pode entrar na fila para fazer cirurgia bariátrica pelo SUS. Qualquer pessoa maior de 16 anos, com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 40, pode procurar o tratamento na rede pública de saúde. Pessoas com IMC entre 35 e 40 também poderão fazer a cirurgia mediante necessidade. Vale ainda dizer que pessoas com 16 ou 17 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis para realizar o procedimento.

Algumas doenças que podem justificar a indicação de cirurgia bariátrica para pessoas com IMC entre 35 e 40: Diabetes, doenças cardiovasculares, esteatose hepática, síndrome dos ovários policísticos, hérnias dicais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, asma grave sem controle, apneia do sono, hipertensão arterial, pancreatite aguda, dentre outras.

Como proceder para entrar na fila para a cirurgia de redução de estômago

Fazer cirurgia bariátrica pelo SUS

O interessado deve procurar uma unidade de atendimento do SUS (Postos de Saúde) e agendar uma consulta com um endocrinologista. Geralmente é necessário passar antes pelo clínico geral para só depois conseguir o encaminhamento para o endócrino.

O médico endocrinologista solicitará todos os exames e fará uma avaliação inicial. A cirurgia só será recomendada se for a última alternativa para o resolução do problema da obesidade. O paciente entrará na fila de espera e vale lembrar que esta espera pode levar meses e até anos.

Como calcular o IMC (Índice de Massar Corporal)

Para saber qual o seu IMC, basta fazer dividir seu peso multiplicado pela altura duas vezes (peso / altura*altura).

A cirurgia bariátrica oferece riscos para a saúde?

Assim como todo procedimento cirúrgico, a redução de estômago também pode ter complicações. Porém os casos são muito raros. O paciente deve ter consciência de que este é um procedimento que requer acompanhamento contínuo e mudança de hábitos radicais principalmente na alimentação.

Siga todas as orientações do seu médico e lembre-se que só será possível fazer cirurgia bariátrica pelo SUS e o paciente realmente tiver necessidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários