É possível parar de fumar naturalmente?

Todos os dias milhares de pessoas no mundo decidem parar de fumar. O cigarro é uma das coisas que mais mata e reduz a expectativa de vida. É um hábito difícil de largar e que requer muita força de vontade e em muitos casos, ajuda médica.


Um fumante pode ter muito mais chances de ter várias doenças se compararmos com aqueles que não fumam, como por exemplo: cerca de 10 vezes mais de sofrer com câncer de pulmão, cinco vezes mais de terem um infarto, duas vezes mais chances de sofrer um derrame cerebral (AVC) e ainda podem desenvolver bronquite crônica e enfisema pulmonar.

É pouco? Não né. Então se eu fosse você largaria o cigarro agora mesmo.

Dicas para quem quer parar de fumar

Escolha uma data

Existem aqueles que preferem parar de fumar gradativamente, ou seja, vão diminuindo a quantidade de cigarros ingeridos durante o dia aos poucos. Apesar de já ser uma boa ação, o ideal é que você escolha uma data e pare de fumar de vez.

Ainda existem aqueles que acordam em um determinado dia e simplesmente decidem não fumar mais. Esta última se torna ainda a melhor opção pois não cria a ansiedade pela chegada do “dia D”. Ansiedade é a inimiga número 1 de quem está tentando parar de fumar.

Se você optar pela parada gradual, lembre-se que não deverá levar mais do que duas semanas para largar o cigarro de vez.

Dicas para parar de fumar

Escolha um dia e pare de fumar definitivamente. Foto: GettyImages

Procure ajuda especializada

Se você acha que não consegue parar de fumar sozinho, procure ajuda. Em muitos postos de saúde é possível encontrar programas especializados em ajudar pessoas a largar o vício. O tratamento é gratuito.

Escove os dentes após as refeições

Se você tinha o hábito de fumar um cigarro após as refeições, troque este hábito pelo de escovar os dentes. Além de tirar o gosto da comida da boca, faz com que o momento da maior fissura pelo cigarro passe.

Evite bebidas alcoólicas nos primeiros dias

Bebida alcoólica atrai cigarro. Portanto, durante os primeiros dias, em que a vontade de fumar é maior, o ideal é evitar qualquer tipo de álcool. Se isto significa abrir mão de uma saída com os amigos, pense sempre na sua saúde primeiro.

Controle a ansiedade

A ansiedade é uma das maiores inimigas de quem quer parar de fumar. Para amenizar estes efeitos, procure fazer exercícios físicos e atividades relaxantes como meditação ou outra atividade que lhe agrade.

Lembre-se sempre do dinheiro que você está economizando

Você já parou para pensar o quanto de dinheiro gastou durante a vida de fumante? Sugiro que faça as contas e veja o quanto poderá ser economizado deixando o hábito para trás. Use este dinheiro para dar uma recompensa para você mesmo. Seja uma viagem, um presente que você queira há tempos.

Evite os lugares que você sabe que aumentam o seu desejo por cigarro

É um sacrifício que valerá a pena no final. Evite frequentar aqueles lugares que você sabe que aumentarão o seu desejo por cigarro como bares e restaurantes com área externa.

Outras dicas para ajudar a quem deseja parar de fumar

Quando a vontade de um cigarro aparecer, lembre-se que ela dura apenas alguns minutos. Algumas dicas que você pode usar neste momento é chupar balas, escovar os dentes, beber um copo de água gelada, ocupar-se com alguma coisa.

Benefícios que você consegue ao parar de fumar

O simples ato de não fumar, pode trazer os seguintes benefícios para a sua saúde:

– Em 20 minutos sua pressão arterial e pulso voltam aos índices normais.
– Ao fim de duas horas, não há mais nicotina em seu sangue.
– Em 8 horas, o oxigênio no sangue já estará normalizado.
– Em dois dias o seu olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar é aprimorado.
– Dentro de três semanas, sua respiração fica melhor assim como a circulação sanguínea.
– Entre cinco e dez anos, o risco de infarto será o mesmo de quem nunca fumou.

Conheça o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo do INCA e veja mais informações sobre como tratar este vício e onde conseguir tratamento gratuito com ajuda especializada.

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