Preciso limpar coleira do cachorro?

Preciso limpar coleira do cachorro? De quanto em quanto tempo é recomendada a lavagem? Será que existe risco de pegar doenças por bactérias ou germes presentes? Neste post falaremos um pouco sobre a limpeza de coleira de cachorro. Muitas pessoas acham que a coleira não precisa ser lavada, pois deixamos pendura apenas para uso quando é preciso sair, mas a situação não é bem assim.


Preciso limpar coleira do cachorro?

Para quem não sabe, qualquer coisa que manuseamos frequentemente tem o risco de ficar suja. E não é diferente para a coleira do cachorro. Para se ter uma idéia, a coleira pode ser mais suja do que a tampa do vaso sanitário! Ela pode conter resíduos de cremes, óleos, baba e até bactérias e germes. Apesar de ser improvável que você pegue alguma doença do seu cão pela coleira, é muito importante realizar sua limpeza regularmente.

A maneira de lavar a coleira vai depender do material que ela é feita. Tenha cuidado para não estragar!

Coleiras de couro podem ser limpas utilizando produto próprio para limpeza de couro, como o Limpa e Hidrata Couros da Rodabrill. Quem não tiver como comprar esses produtos, pode limpar o couro passando pano úmido para remover resíduos. Depois misture em um potinho a água com algumas gotas de sabão neutro, são gotas mesmo para não estragar o couro! Mergulhe uma escovinha de limpeza nesta solução e esfregue a parte de couro da coleira. Deixe secar pendurado na corda.

Preciso limpar coleira do cachorro?
Preciso limpar coleira do cachorro?

Já as coleiras de nylon ou de corda, devem ser lavadas primeiramente com água quente e shampoo para cachorro. Misture em uma bacia a água quente com o shampoo, e deixe a coleira de molho por 10 minutos. Se necesário utilize uma escovinha de limpeza ou escova de dente com cerdas macias para esfregar delicadamente a coleira, não esfregue demais senão estraga a corda. Depois enxágue e deixe pendurada para secar.

Se a sua coleira tem marca, verifique no site do fabricante se ela pode ser colocada na máquina de lavar roupa (usando saquinho para lavagem de lingerie). Algumas coleiras podem ser lavadas assim. Mas atenção!! Coleiras ou guias retráteis nunca devem ser colocadas na máquina, porque destrói o mecanismo interno. Neste caso estique toda a coleira restrátil e prenda para ficar totalmente estendida. Depois lave como explicado na coleira de nylon ou corda, não molhando o pegador. Limpe o pegador apenas com pano úmido, se necessário algumas gotas de sabão.

De quanto em quanto tempo é recomendada a limpeza?

A frequência de lavagem da coleira vai depender de quantas vezes você a utiliza e o quão suja ela estiver.

Se a coleira do seu cachorro costuma ficar arrastando no chão ou outros locais, há risco de contaminação, portanto deverá ser lavada com mais frequência do que as que não encostam no chão. Se você estiver com nojo de pegar na coleira ou estiver sentindo mau cheiro, chegou a hora de lavar.

Para casos em que a coleira não fique muito suja, o recomendado é lavar uma vez por mês. Não esqueça que seu companheiro também precisará de banho, não adianta lavar só a coleira.

Notando que a coleira está desgastada, ficando folgada ou está desfiando (se for corda ou nylon), chegou a hora de trocar a coleira, nestes casos não vai adiantar a lavagem.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.