Tábua de plástico tem menos bactérias que de madeira e bambu?


É verdade que tábua de plástico tem menos bactérias que a de madeira e bambu? Existe algum tipo de tábua que é melhor que outro ou tanto faz a tábua que você utilizar na cozinha para fazer comida? Explicaremos mais sobre as tábuas de cortar alimentos.

Tábua de plástico tem menos bactérias?

Sim, é verdade que a tábua de plástico tem menos bactérias que tábua de madeira. Uma pesquisa antiga que mostrava que a tábua de madeira tinha propriedades antibacteriana era falho, eles não verificaram a quantidade de bactérias escondidas dentro da madeira e longe da superfície.

Isso acontece pois a tábua de madeira tem muitos poros e ficam com ranhuras rapidamente, facilitando a entrada de bactérias e contaminando outros alimentos que serão cortados posteriormente.

Este tipo de tábua foi até proibido nos estabelecimentos comerciais do Brasil pela Anvisa, que determinou uso de material atóxico.

Tábua de plástico tem menos bactérias que de madeira e bambu?
Tábua de plástico tem menos bactérias que de madeira e bambu?

As pessoas podem utilizar a tábua de madeira em casa, desde que façam a higienização correta. Ela deve ser lavada primeiro com esponja e detergente, depois colocada dentro de uma bacia com água e água sanitária (ou cloro), uma colher de sopa para cada litro de água. Deixe por 15 minutos. Depois enxágue bem para remover a água sanitária, deixe secar na vertical.

É recomendada a troca da tábua de madeira todo ano. Se não for possível, troque quando ficar com muitas marcas ou manchas feias que não saem na lavagem.

Tábua de plástico não tem bactérias?

É importante lembrar que os outros tipos de tábua também contém bactérias, por isso todas elas devem ser higienizadas corretamente.

Apesar da tábua de plástico ter um pouco menos de bactérias, com o tempo ela poderá soltar plástico na comida e fica com marcas que também proliferam bactérias. A tábua de plástico deve ser lavada com água e água sanitária (ou cloro), do mesmo jeito da tábua de madeira. Assi, como a de madeira, a tábua de plástico deve ser trocada todos os anos.

A tábua de polietileno é uma tábua de plástico mas com menos poros que a tábua de plástico comum. Ela fica com menos marcas na superfície, portanto tem menos chance de proliferar bactérias. Este tipo pode ser lavado com água e detergente ou colocado na máquina de lavar louça. Não precisa trocar todo ano como a de plástico.

E a tábua de bambu e vidro?

A tábua de bambu é a mais recomendada atualmente por ser um bactericida natural, não propaga bactérias como as outras. Além disso ela não fica marcada pela faca e não é prejudicial ao meio ambiente. O importante na tábua de bambu é deixar secar muito bem. De seis em seis meses passe óleo mineral, não é óleo de cozinha! É óleo mineral que você pode comprar nas farmácias. Passe com papel toalha e deixe secar bem.

A tábua de bambu pode ser lavada apenas com água e detergente.

No caso da tábua de vidro não há propagação de bactérias, mas ela é péssima para sua faca, pois remove o corte com o tempo. Além disso se for vidro temperado não pode ser reciclado, portanto não é boa para o meio ambiente.

A tábua de vidro pode ser lavada apenas com água e detergente.

Conclusão

O principal é você tentar separar as tábuas de acordo com o alimento.

Deixe a tábua de carne somente para corte de carnes, carne de boi, porco, peixe e outras (se possível tenha uma para carne vermelha e outra para os outros tipos de carnes). Use outra tábua para corte de verduras, legumes e pães. Assim evitará contaminação de outros alimentos que possam ser cortados nela.

1 comentário em “Tábua de plástico tem menos bactérias que de madeira e bambu?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.