Quais produtos podem ser reciclados?


A reciclagem é um processo que transforma objetos materiais usados em novos produtos que podem ser usados no dia a dia. Ela foi criada para evitar o desperdício dos materiais e produtos que ainda poderiam ser utilizados mesmo após o uso. Além de evitar desperdício ela também reduz consumo de matérias-primas, de gasto de energia e poluição do ar e água, reduzindo assim a emissão de gases do efeito estufa. Quer ajudar o meio ambiente e não sabe quais produtos podem ser reciclados? Confira agora listas mostrando os produtos que você pode separar para reciclar e os que não.

Quais produtos podem ser reciclados?

Produtos que podem ser reciclados

Lixo orgânico

Restos de alimentos, frutas, legumes, folhas, grama, gravetos, etc.

Papéis

Papéis de escrever, papéis de impressão, papéis de embalagem, papéis para fins sanitários, cartões e cartolinas e papéis especiais como kraft, heliográfico, filtrante, de desenho.

Plástico

Embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos, tampas plásticas de recipientes de outros materiais, embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes, utensílios plásticos usados como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc.

Vidros

Todos os vidros com exeção dos descritos nos produtos não-recicláveis.

Metais

Folha-de-flandres como aço revestido com estanho, exemplos são latas de óleo, sardinha, creme de leite e outros. Alumínio como latas de refrigerantes, cerveja, chás.

Lâmpadas de mercúrio

Lâmpadas de vapor de mercúrio, de vapor de sódio, de luz mista e as lâmpadas fluorescentes.

Outros

Pilhas e baterias, entulho e pneus.

Quais produtos podem ser reciclados?
Quais produtos podem ser reciclados?

Produtos que não podem ser reciclados

Papéis

Papel celofane, papel vegetal, papel plastificado, laminados (reciclagem difícil), encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis, carbono, papel sanitário usados, papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde, papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone, fotografias, fitas adesivas e etiquetas adesivas.

Plásticos

Plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), plásticos tipo celofane, embalagens plásticas metalizadas (tipo salgadinhos) e isopor.

Vidros

Espelhos, vidros de janelas,vidros de automóveis, lâmpadas, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.

Aproveite para fazer o curso de reciclagem e aprender 130 idéias simples e criativas para reciclar objetos em casa!

É importante sempre separar os produtos recicláveis assim que forem utilizados para não serem contaminados por outros produtos. Pois se, por exemplo, o plástico reciclável entrar em contato com alguma graxa ou solvente, ele já não poderá mais ser reciclado. Ele se torna um produto reciclável inutilizável.

23 comentários em “Quais produtos podem ser reciclados?”

    • Oi Egs
      As pilhas e baterias podem sim ser recicladas, e aqui mesmo no Brasil temos programas de reciclagem como o “Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, Papa-Pilhas”, que foi criado exclusivamente para a reciclagem de pilhas.
      Abs

  1. adorei esse site pois fala dos materiais reciclaveis e nao reciclaveis!!!!!!!!!!!!
    pois meu irmao esta estudando sobre isso!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.