Teste para verificar fuga de energia (Desperdício)

Está achando que sua conta de luz tem vindo muito alta? Não sabe por que sua conta de luz é tão alta mesmo com você desligando as aparelhos da tomada? Saiba que na sua casa pode ter fuga de energia. São desperdícios de luz que acontecem e muitas vezes não percebemos no dia a dia, você gasta energia que nem está utilizando. Mas como saber se sua casa tem fuga de energia e se está ocorrendo desperdício? Veja agora como fazer teste para verificar fuga de energia em casa.


Teste para verificar fuga de energia em casa

Como saber se sua casa tem fuga de energia

A primeira coisa que você precisa fazer é apagar todas as luzes da casa.

Depois de ter certeza que está tudo apagado, tire todos os aparelhos eletrônicos da tomada, inclusive eletrodomésticos.

Agora vá do lado de fora e verifique o relógio de luz. Se ele estiver girando mesmo com tudo na casa desligado, significa que TEM fuga de energia.

Teste para verificar fuga de energia em casa
Teste para verificar fuga de energia em casa

O que pode causar fuga de energia

Estas são algumas coisas que podem causar fuga de energia em casa, essas dicas foram dadas pelo engenheiro João Bosco Souza no Jornal Hoje.

Fiação fina demais no chuveiro elétrico (pode causar até mesmo incêndio)

Geladeira com borracha velha (faça o teste com uma folha de papel. Coloque uma folha na porta da geladeira, se ela cair ou sair facilmente a borracha precisa ser trocada)

Fiação exposta (a energia se perde no caminho, ou seja, para ligar um aparelho ou acender uma lâmpada, será preciso mais energia)

Emendas na fiação (mesmo problema da fiação exposta)

Lâmpada fluorescentes queimadas (mesmo queimadas o reator que é usado para acendê-las continua funcionando e gastando energia. Portanto, se a lâmpada queimar, tire a lâmpada ou desligue o interruptor, para parar a corrente de energia)

O que fazer em caso de fuga de energia

Se você não conseguir identificar o problema, então é preciso chamar a distribuidora de energia elétrica da sua região para que eles possam verificar se tem algum problema na fiação ou se tem alguém roubando sua luz.

Se a companhia de luz não encontrar nada e você ainda achar que está pagando demais, tente chamar um eletricista de confiança para ele fazer uma análise na casa toda. Se ele concluir que o problema é na casa então você mesmo terá que fazer obra para consertar, se for problema vindo da rua, então você deverá chamar novamente a companhia de luz e mostrar o que foi encontrado.


12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    • Olá José
      O proceso é o mesmo. Desligue tudo na casa e tire da tomada, depois veja se o relógio vai continuar mudando a numeração. Se mudar é por que está tendo fuga.
      Abs

  1. moro sozinho tenho um computador,geladeira e uma tv ,tomo um banho a noite,e minha conta vem 202.00 reais.
    aqui o filtro de linha pode rouba energia,pq tenho um no pc

  2. A maioria das pessoaa aqui tem casoa bwm parecidos o meu é o msm…minha conta de 140,00 mensais pulou para 270..e nao abaixa nunca..e nem tem tantos aparelhos…gasto 2 klw por dia..e de noite parece q meu contador despara..pq gasto 8 klw a noite somando um total de 10 klw num período de 24 hrs..fiz o teste no relogio digital resliguei td da tomada como a funcionária da empresa de energia disse …q se ouvesse fuga de energia..o relogiodigital contaria…argumentei q o dia ininteiro ele gasta 2 klw como em meia hora iria rodar 1 klw..fiz o teste e nada nao se mecheu..e agora fico com essa conta cara q nao abaixa..e a empresa de energia q nao resolve. .como solucionar. Fiação boa e nova..

    • Oi Jonhes
      Se a fiação está toda boa e o relógio não andou com você tirando tudo da tomada, então pode ser algum aparelho na casa causando o problema. Tem alguma coisa que você liga a noite e não liga de dia?
      Abs

  3. O meu problema já é muito maior a conta de janeiro veio 824reais. Antes nunca passo de 300 reais, aí passo 8 dias dêsde que eles médio já gasto 1200kws esse mês pelo jeito ven uns 4000 mil, eu desliguei todos aparelho e mêsmo assim as vez o relógio dispara muito rápido com tudo desligado

  4. Boa Noite!
    O consumo de energia da minha casa era de aproximadamente 200 kw mês, este último mês veio o triplo, mais de 600 kw, o que pode ser se não adquirimos nenhum equipamento novo e não fizemos obra na casa, continua a mesma ligação elétrica. Eu pedi revisão da administradora e disseram que está correto, tenho medido o relógio quase que de hora em hora, e tem sido de aproximadamente 2 kw hora, em uma noite só com ventilador e geladeira ligada chegamos a gastar 20 kw, e em outra noite desliguei a geladeira e consumimos os mesmos 20 kw noite. Por favor, o que pode ser? penso que deve ser algo muito grave para o consumo triplicar de um mês para o outro.

    • Oi Iara
      A melhor maneira de verificar é tirando tudo das tomadas, apagando todas as luezes e olhar se o relógio vai continuar rodando. Tente fazer isso para ver. Se o relógio continuar girando, ou está com fuga de energia em algum lugar ou alguém está roubando sua luz.
      Se o relógio parar de girar, pode ser algum aparelho com defeito. Você tem chuveiro elétrico? Chuveiro, ar condicionado e ferro de passar são os piores consumidores. É esquisito mesmo a luz aumentar tanto assim se você nem tem ar condicionado.
      Abs

      • e pra quem mora em apartamento, como fazer essa verificação no relogio? tem que pedir ao sindico? eu naõ tenho chuveiro eletrico e nem ar condicionado e vem 296 reias, só tenho uma tv, um PC, uma geladeira e 4 lampadas de led inclusive

        • Oi Wallace
          Você pode chamar um eletricista de sua confiança para olhar seu relógio no prédio, é bom avisar ao síndico sim, pois o eletricista irá mexer no local onde estão os relógios de todos moradores.
          Abs

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.