Variedades

Teste para verificar fuga de energia (Desperdício)

Está achando que sua conta de luz tem vindo muito alta? Não sabe por que sua conta de luz é tão alta mesmo com você desligando as aparelhos da tomada? Saiba que na sua casa pode ter fuga de energia. São desperdícios de luz que acontecem e muitas vezes não percebemos no dia a dia, você gasta energia que nem está utilizando. Mas como saber se sua casa tem fuga de energia e se está ocorrendo desperdício? Veja agora como fazer teste para verificar fuga de energia em casa.


Teste para verificar fuga de energia em casa

Como saber se sua casa tem fuga de energia

A primeira coisa que você precisa fazer é apagar todas as luzes da casa.

Depois de ter certeza que está tudo apagado, tire todos os aparelhos eletrônicos da tomada, inclusive eletrodomésticos.

Agora vá do lado de fora e verifique o relógio de luz. Se ele estiver girando mesmo com tudo na casa desligado, significa que TEM fuga de energia.

Teste para verificar fuga de energia em casa

Teste para verificar fuga de energia em casa

O que pode causar fuga de energia

Estas são algumas coisas que podem causar fuga de energia em casa, essas dicas foram dadas pelo engenheiro João Bosco Souza no Jornal Hoje.

Fiação fina demais no chuveiro elétrico (pode causar até mesmo incêndio)

Geladeira com borracha velha (faça o teste com uma folha de papel. Coloque uma folha na porta da geladeira, se ela cair ou sair facilmente a borracha precisa ser trocada)

Fiação exposta (a energia se perde no caminho, ou seja, para ligar um aparelho ou acender uma lâmpada, será preciso mais energia)

Emendas na fiação (mesmo problema da fiação exposta)

Lâmpada fluorescentes queimadas (mesmo queimadas o reator que é usado para acendê-las continua funcionando e gastando energia. Portanto, se a lâmpada queimar, tire a lâmpada ou desligue o interruptor, para parar a corrente de energia)

O que fazer em caso de fuga de energia

Se você não conseguir identificar o problema, então é preciso chamar a distribuidora de energia elétrica da sua região para que eles possam verificar se tem algum problema na fiação ou se tem alguém roubando sua luz.

Se a companhia de luz não encontrar nada e você ainda achar que está pagando demais, tente chamar um eletricista de confiança para ele fazer uma análise na casa toda. Se ele concluir que o problema é na casa então você mesmo terá que fazer obra para consertar, se for problema vindo da rua, então você deverá chamar novamente a companhia de luz e mostrar o que foi encontrado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

67 Comentários

  1. Jose Luiz Firmino da Silva disse:

    meu relógio é digital como eu vejo se tem fuga ?

    • RainyDays disse:

      Olá José
      O proceso é o mesmo. Desligue tudo na casa e tire da tomada, depois veja se o relógio vai continuar mudando a numeração. Se mudar é por que está tendo fuga.
      Abs

      • Juliano disse:

        A minha duvida é a mesma do josé, pois o digital por não conter disco , como saber, pois seu ficar esperando mudar vai estragar as coisas que estão na geladeira. Muito Obrigado

        • RainyDays disse:

          Olá Juliano
          Se não puder esperar o tempo necessário o ideal é chamar um eletricista de confiança para verificar as conexões da casa.
          Abs

  2. carlos gomes disse:

    moro sozinho tenho um computador,geladeira e uma tv ,tomo um banho a noite,e minha conta vem 202.00 reais.
    aqui o filtro de linha pode rouba energia,pq tenho um no pc

  3. jonhes disse:

    A maioria das pessoaa aqui tem casoa bwm parecidos o meu é o msm…minha conta de 140,00 mensais pulou para 270..e nao abaixa nunca..e nem tem tantos aparelhos…gasto 2 klw por dia..e de noite parece q meu contador despara..pq gasto 8 klw a noite somando um total de 10 klw num período de 24 hrs..fiz o teste no relogio digital resliguei td da tomada como a funcionária da empresa de energia disse …q se ouvesse fuga de energia..o relogiodigital contaria…argumentei q o dia ininteiro ele gasta 2 klw como em meia hora iria rodar 1 klw..fiz o teste e nada nao se mecheu..e agora fico com essa conta cara q nao abaixa..e a empresa de energia q nao resolve. .como solucionar. Fiação boa e nova..

    • RainyDays disse:

      Oi Jonhes
      Se a fiação está toda boa e o relógio não andou com você tirando tudo da tomada, então pode ser algum aparelho na casa causando o problema. Tem alguma coisa que você liga a noite e não liga de dia?
      Abs

  4. Geovane santos disse:

    O meu problema já é muito maior a conta de janeiro veio 824reais. Antes nunca passo de 300 reais, aí passo 8 dias dêsde que eles médio já gasto 1200kws esse mês pelo jeito ven uns 4000 mil, eu desliguei todos aparelho e mêsmo assim as vez o relógio dispara muito rápido com tudo desligado

  5. Iara disse:

    Boa Noite!
    O consumo de energia da minha casa era de aproximadamente 200 kw mês, este último mês veio o triplo, mais de 600 kw, o que pode ser se não adquirimos nenhum equipamento novo e não fizemos obra na casa, continua a mesma ligação elétrica. Eu pedi revisão da administradora e disseram que está correto, tenho medido o relógio quase que de hora em hora, e tem sido de aproximadamente 2 kw hora, em uma noite só com ventilador e geladeira ligada chegamos a gastar 20 kw, e em outra noite desliguei a geladeira e consumimos os mesmos 20 kw noite. Por favor, o que pode ser? penso que deve ser algo muito grave para o consumo triplicar de um mês para o outro.

    • RainyDays disse:

      Oi Iara
      A melhor maneira de verificar é tirando tudo das tomadas, apagando todas as luezes e olhar se o relógio vai continuar rodando. Tente fazer isso para ver. Se o relógio continuar girando, ou está com fuga de energia em algum lugar ou alguém está roubando sua luz.
      Se o relógio parar de girar, pode ser algum aparelho com defeito. Você tem chuveiro elétrico? Chuveiro, ar condicionado e ferro de passar são os piores consumidores. É esquisito mesmo a luz aumentar tanto assim se você nem tem ar condicionado.
      Abs

      • wallace disse:

        e pra quem mora em apartamento, como fazer essa verificação no relogio? tem que pedir ao sindico? eu naõ tenho chuveiro eletrico e nem ar condicionado e vem 296 reias, só tenho uma tv, um PC, uma geladeira e 4 lampadas de led inclusive

        • RainyDays disse:

          Oi Wallace
          Você pode chamar um eletricista de sua confiança para olhar seu relógio no prédio, é bom avisar ao síndico sim, pois o eletricista irá mexer no local onde estão os relógios de todos moradores.
          Abs

  6. ADRIANO disse:

    Aqui em casa, acho que terei que abrir uma reclamação. No mes de setembro, fiz a instalação de um aquecedor solar, o qual está ligado o chuveiro e o lavatório do banheiro. no mes de agosto que eu nao tinha ainda o aquecedor instalado, veio o consumo de 191 kw. já do mes de outubro que veio a conta referente a setembro e alguns 6 dias de outubro, o consumo veio de 201kw, então com 15 dias aproximados de chuveiro desligado, o consumo aumentou em 10kw. contatei a copel, e me informaram que eu tinha que pegar o mes inteiro, no caso 30 dias de chuveiro desligado, utilizando o aquecedor solar para os banhos.
    os aparelhos eletricos em casa são os mesmo, e a consumo foi maior. lembrando que o proprio atendente da copel, disse que o chuveiro é o aparelho que mais consome em uma residencia, exceto o ar condicionado quando ligado por muito tempo. caso que nem estou ligando o ar condicionado.

    agora vamos aguardar a proxima leitura e ver o que vai acontecer.

  7. GREYSON SOUSA disse:

    NA MINHA CASA, DE ANDAR, MAS MUITO PEQUENA, MORAMOS EU E MEU IRMÃO. AMBOS TRABALHAMOS E SÓ ESTAMOS EM CASA NA PARTE DA NOITE.
    TEMO 2 CENTRAIS( UMA DE 9MIL E UMA DE 12MIL), 2 GELAREIRAS, 2 TVS, 2 DVDS E SÓ.
    NÃO TEMOS MÁQUINA DE LAVAR, FERRO, OU ALGO DO TIPO.
    MINHA CONTA DE ENERGIA VEIO NOS ULTIMOS MESES MAIS DE 700,00 E NESSE MÊS MEIO 910,00.
    QUANDO EU PEDI UMA LIGAÇÃO NOVA PRA SEPARAR AS CONTAS, O INSTALADOR DA EMPRESA INFORMOU QUE LEVOU UM CHOQUE SEM OS FIOS NÃO ESTAREM LIGADOS EM NADA.
    O QUE VOCÊ ACHA? HÁ FUGA DE NERGIA?

  8. Olá também estou numa situação parecida com a de muitos. Minha casa é de apenas 4 compartimentos: 1cozinha, 1 sala, 1 quarto e 1 banheiro que NÃO é de chuveiro elétrico, minha conta está vindo a 270,00, sendo que eu e meu esposo saímos de casa as 7:30 da manhã e retornamos as 21:30/22:00 depois que voltamos da faculdade, o único aparelho que fica ligado é a geladeira porque enfim é necessário ficar ligado, não tenho gelágua, nem batedeira, nem secador, tv pouco é ligada, e esse absurdo de energia, aah, temos ar, mas só é ligado a noite lá pelas 23:00 que é quando paramos para descansar e as 5:00 da manhã ou até antes já desligamos pelo fato do quarto ser muito ventilado e não ter tanta necessiadade do ar, mas mesmo assim vem esse absurdo! Agora outra coisa que me deixa é a chegada dos papéis, até onde eu sei o correto é você receber um papel e o vencimento ser no mês seguido, correto? No meu caso, estou recebendo um papel agora em setembro, sendo que ainda estou com um de outubro para pagar que eu recebi no mês de agosto. Esse de setembro que eu recebi o vencimento já é para novembro. Gostaria de saber se tem alguém mais nessa situação que a minha para compartilhar experiências. Obrigada!

    • RainyDays disse:

      Oi Naiane
      A conta de luz pode ser por causa do ar condicionado sim, é o aparelho eletrônico que mais consome dentro de uma casa. Um ar condicionado de 12000 BTU (1400 Watts de potência) ligado sete horas por dia gasta 294kWh por mês (equivalente a R$ 127,63 mensais).
      Sobre a sua conta estar vindo com essa data avançada é estranho. Onde moro o atendente da companhia mede a luz referente ao mês que usei, por exemplo, um conta com “data de referência” 23 de setembro vem com a “data de vencimento” para 2 de outubro, o vencimento não é para tão longe como no seu caso. Acho que você deveria ligar para a companhia de luz para saber se tem algo errado.
      Abs

      • edr disse:

        Nesse calculo de consumo esta supondo que o ar fique ligado refrigerando continuamente pelas 7 horas. sendo que se o aparelho esta bem dimensionado para o tamanho do quarto, com portas e janelas fechadas e em temperatura de +- 20/21 graus que é bem confortavel o rendimento dele fica em torno 60% do tempo ligado e o resto ventilando o ar ja resfriado dentro do quarto. Claro que esses numeros são estimados, variando muito conforme o quarto e a temperatura alvo. Dormir de cobertor no verão muda tudo, dae vale esse calculo que voce citou mesmo.

  9. Daniel disse:

    estou pagando uma conta muito alta de luz pedi a verificação de um profissional eletricista este desligou todos os disjuntores de minha casa e o relógio continuou rodando e o profissional desligou após os disjuntores do relógio (ou seja Central) e o relógio continua rodando constatando o problema no relógio. Vai a pergunta a aes Eletropaulo tem que rever minhas contas? que por sinal teve um aumento de 200 Reais.

  10. Rodrigo disse:

    Rainy bom dia

    Ontem fiz um teste assim que cheguei em casa a noite…verifiquei q meu relogio marcava 4444 ai eu e minha esposa tomamos banho a noite com o chuveiro desligado.

    Hoje pela manha tomamos banho morno..nem quente nem frio…( ah..e o ventilador estava ligado a noite toda tbm..e algumas luzes de led ..mas só nos comodos aonde iamos. )

    Quando fui verificar hoje pela manha o relogio..ele marcava 4451

    Está normal esse valor para somente 8 horas com tudo desligado e somente o banho morno ???

    Meu chuveiro é um Lorenzeti Bella de 4800 W

    Uma coisa que reparei..é que quando ligamos o chuveiro…a luz e o ventilador ficam + fracos..e quando desliga o chuveiro volta ao normal

    • RainyDays disse:

      Oi Rodrigo
      Acho que é normal o chuveiro puxar sim, ele é uma das coisas que mais aumenta a conta de luz, igual ferro de passar. Na minha casa tenho a Maxi Ducha Lorenzetti que é 5500W, a luz também cai quando ligo. Só não sei se seria esse valor todo que deu no seu relógio.

      Pelo que vi no site do Inmetro o seu chuveiro consome bastante, é letra D ou E, se quiser dar uma olhada acesse esse site:
      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp

      Ele mostra uma Tabelas de consumo/eficiência energética de vários produtos.

      • joao disse:

        geralmente quando ocorre queda de energia, em um determinado equipamento e devido a mar distribuição dos circuitos.
        nunca se deve ligar um circuito do chuveiro na fiação da casa

  11. Rodrigo disse:

    Pessoal bom dia

    Construi uma casa…toda nova…tudo nova…fiação…tudo tudo…eletrodomésticos novos.

    Eu e minha esposa trabalhamos durante o dia e só chegamos em casa por volta das 8 da noite..e todos os aparelhos de casa ficam desligados…somente a geladeira fica ligada

    Só ligamos algumas coisas a noite, exemplo lampadas da cozinha que são de Led…e nao demoramos + q 5 a 8 minutos no banho ( quente )

    Só durante o fim de semana é q usamos + a TV..ela fica ligada quase o dia todo…mas fora isso…q eu me lembre…+ nada… ( Ah..as TVS sao de LED tbm ) e a geladeira é de 1 porta só nova tbm

    A unica coisa que fica ligada durante a noite toda é a tv mas fica em stand bye…fora isso…+ nada

    E maquina de lavar usamos 2 vezes no mes…mas as vezes batemos 2 maquinas seguidas.

    Minha conta veio quase 400 reais esse mes..e nao entendo o q pode estar puxando tanto assim.

    Não sei se é pq carregamos celular quase todo dia em casa… será o banho quente ?

    Alguem pode ter uma idéia doq seja ???…..meu relogio é monofásico..e ja é bem velho..nao sei se poder ter defeito….como posso proceder ? nao sei + oq reduzir ou deixar de usar para ver oq pode estar errado..

    • RainyDays disse:

      Olá Rodrigo

      Acredito que o relógio monofásico não vai interferir no consumo. O que pode acontecer é terem feito uma instalação mal feita e estar ocorrendo perda ao longo da rede.

      Você não tem quase nada ligado, na minha casa tenho muito mais coisas e gasto 180 reais por mês, também tenho chuveiro elétrico, mas não uso no “Inverno”, somente “Verão”. Só não tenho a máquina de lavar. As máquinas podem estar consumindo bastante, teria que fazer um teste de não ligar a máquina em um mês, para ter uma idéia. Se a luz não baixar o preço é por que está ocorrendo perda sim. O melhor é chamar um eletricista de confiância para verificar a fiação toda da casa, mesmo ela nova pode ter problemas.

      Abs

      • Rodrigo disse:

        Rainy, para voce ter uma idéia.

        Ontem minha cunhada dormiu la em casa.

        O medidor estava marcando hoje pela manha 4425 e agora a tarde está em 4440 ( Lembrando q nao tem ninguem em casa…e somente a minha geladeira está ligada )

        Esse valor está alto nao esta ?

        • RainyDays disse:

          É, está alto mesmo, deve ter alguma perda em algum lugar da casa.

          • Rodrigo disse:

            O meu relógio é monofasico…porem para pegar a numeração exata dele é dificil..pois o ponteiro nem sempre ficar certinho em cima dos numeros….como posso fazer o teste de perda nesse caso ? basta desligar todos os djuntores ..tirar tudo da tomada e ver se o relogio ainda se move ?

            Se sim….quanto tempo preciso ficar com ele desligado para ter uma noção se o problema é escape de energia ???

          • RainyDays disse:

            É isso mesmo, para saber se está com fuga tire tudo das tomadas e apague todas as luzes. Não desligue os disjuntores, se o relógio continuar rodando tem alguma coisa errada.

            Não precisa esperar muito, depois que desligar todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes ele ainda poderá completar uma volta, mas se ele não parar então significa que tem fuga de energia.

            Se houver fuga, o eletricista irá verificar conexões em todas as caixas de passagem, nos interruptores, tomadas e pontos de luz.

  12. Larissa disse:

    Ola na minha casa tem 1 chuveiro, 1 televisa,1 geladeira,5 lampadas e lavo roupa 1 vez por semana mais minha conta vem R$300 reais oque sera que esta acontecendo?

    • RainyDays disse:

      Oi Larissa
      A conta de luz aumentou absurdamente mesmo, o melhor é testar ficar sem lavar roupa toda semana, pois a maquina gasta muito. Na minha casa tenho as mesmas coisas que você menos a máquina e a conta é 200 reais.
      Se você parar de usar tanto a máquina e a conta não diminuir, então o melhor é chamar um eletricista para dar uma olhada na fiação e saber se tem fuga ou não.
      Abs

  13. douglas disse:

    Boa noite de um tempo pra ca minha conta aumentou demais ,são só 3 pessoas em casa que trabalha ,ninguem fica em casa ,só de noite e está vindo 290 reais de conta de luz, a estalação eletrica é nova foi tda refeita , e a´pouco tempo pedir para colocaram um relogio digital .minha casa é pequena tambem . alguem sabe o que pode esta acontecendo

  14. Sheila Gonçalves disse:

    Moro com meu esposo numa casa de aluguel há um mês. Mesmo só ficando em casa durante a noite, a primeira conta veio 100,00. Achei muito alta. Tenho lavadora, geladeira, computador, tv, chuveiro elétrico. Passo roupa só uma vez na semana e lavo duas vezes na semana. Como posso fazer uma reclamação formal? Direto com o dono da casa ou indo na concessionária?

    • RainyDays disse:

      Oi Sheila
      Não sei se está cara não, acho que foi o aumento da luz mesmo. Na minha casa também moram só duas pessoas, não tenho máquina de lavar nem uso ferro de passar, tenho chuveiro elétrico, microondas e computador (fica ligado 24 hrs por dia), minha conta veio 150 reais. Acho que a sua está até barata.
      Mas mesmo assim se quiser verificar, o melhor era chamar um eletricista para dar uma olhada se tem fuga de energia, assim já entra com a reclamação na concessionária sabendo se tem problema na casa.
      Abs

  15. Regina disse:

    Bom dia.
    Gostaria muito de receber uma orientação.
    Minha conta de luz passou de um consumo em dezembro de 389kwh para 1045kwh em janeiro e agora em fevereiro 1016kwh.
    Estou pagando quase R$700 em uma conta de luz onde durante o dia, só fica uma pessoa em casa.
    Não deve ser o aparelho de ar condicionado, porque apenas 01 está sendo ligado e somente a noite, sempre usamos e no máximo mha conta vinha R$300.
    Não sei o que fazer, já é a sua conta, tão alta.
    A primeira eu paguei e achei q seria feito um reajuste na próxima, economizei o máximo possível e a diferença veio praticamente zero.
    Liguei agora para a Light e pedi apuração do relógio, mas fui informada apenas q a conta está temporariamente suspensa e que minha conta vai ser verificada, como insisti na ligação sobre o aumento absurdo, fui informada que caso necessário, depois da conta verificada, irão verificar meu relógio.
    Agora consultando esse site fiquei mais preocupada..
    Será q posso estar com esse problema de fuga de energia e ai então não ser problema da Light? vou ter q esperar 15 dias para saber ou contratar logo um eletricista, não sei se vale a pena.
    No final de dezembro, houve uma chuva mto forte em mha casa e como a calha estava entupida a água jorrou por dentro da casa, saia pelo teto e até pelas tomadas. Tenho um telhado acima colonial e a casa como é antiga a fiação é nesse telhado coberto.
    Será esse meu problema? Não entendo nada de eletricidade. Se alguém puder me orientar serei mto grata.
    Abs

    • RainyDays disse:

      Oi Regina
      Sua casa pode ter fuga de energia sim, o consumo está auto demais. O ar condicionado é A? Normalmente ar condicionado aumenta demais a conta. Se não tem como chamar algum eletricista, você poderia testar ficar sem ligar o ar para ver se esse consumo cai. Um ar condicionado de 12000 BTUs que fique ligado 8 horas por dia consome, mais ou menos, 336 kWh.

      Se tiver como chamar eletricista chame, esse problema com a água pode ter causado algum curto na fiação, seria bom dar uma olhada até por perigo de incêndio.
      Abs

      • Regina disse:

        Obrigada pelo conselho.
        Vou tentar chamar logo um eletricista para verificar, até pq qdo teve o problema com a água, a parede ficava dando choque, a janela e o chuveiro, mas depois parou, não imaginei q pudesse criar um problema tão grande.
        Qto ao ar condicionado, mês passado mesmo chamei um técnico e ele verificou que o consumo está normal e o problema não é no ar.
        Mto obrigada
        Abs

  16. cristiano disse:

    Moro sozinho, tenho um computador de mesa, um notebook, um ar condicionado classe a, geladeira, roupa é lavado uma maquinada por semana, aparelho de som, TV, mas só é ligado a noite! mês retrasado veio 72,00 ai mês passado 86,00 e esse mês me veio um absurdo de 200,00 isso morando sozinho
    mais uma duvida ! quem souber me responda, aparelhos ligados na tomada mesmo desligados consomem energia ?

    • RainyDays disse:

      Oi Cristiano
      Essa conta alta pode ter sido culpa do ar condicionado, ele faz aumentar absurdamente o consumo.
      Alguns aparelhos consomem sim luz mesmo desligados, é uma quantidade pequena mas consomem, por isso algumas pessoas aconselham a desconectar os aparelhos da tomada.
      Abs

  17. maicon disse:

    olá se alguem poder me ajudar minha casa tem toda a fiação passando por cima da laje que é coberta por telhado colonial e tem aquecedor solar tamben mas a energia anda vindo mais de 250!!! sera que só pelos fios passar por cima da laje iria consumir tanto? eu só uso geladeira e ferro de passar!!

  18. Salvador disse:

    Olá gente olha só desde fevereiro a conta de energia de uma amiga começaram a vir de R$ 64,00 por mês para R$ 150,00 por mês ela ficou reclamando vindo muito alta mas não sabia por que e ela sempre permite que o leitor da consecionaria de energia elétrica lia o relógio todos os meses, aí eu resolvi fazer uns testes:

    1- Desliguei tudo é verifiquei o relógio rodava mas muito pouco,

    2- Fiz o teste da folha de sulfite e tudo ok,

    3- Liguei tudo de novo verifiquei que o relógio girava rápido aí fui desligando aparelho por aparelho e qual não foi minha surpresa que percebi que uma régua de tomadas tipo está chamada de filtro de linha estava consumindo toda esta energia, substitui a rega e aí ficou tudo normal.

    Obs. : Abri a mesma e descobri um varistor em curto na plaqueta do filho de linha.

    Estão gente o negocio e fazer como eu fiz.

    Abraços

  19. Luciene disse:

    Nao da pra fazer teste pois os relogios de hoje em dia nao vem mais com aquelas rodinhas q fica girando qndo ta consumindo

    • RainyDays disse:

      Oi Luciene
      Nestes casos você vai precisar de um Alicate Amperímetro, que mede a fuga de corrente na casa. Mas se não souber como usar, o melhor é chamar um eletricista de confiança.
      Abs

  20. Nelson disse:

    Bom dia. Aluguei uma casa e as 3 primeiras contas vieram 150,00. Agora aumentaram para 270 reais. Descobri uma fase do ar condicionado que com toda a casa desligada ela funcionava e quando a vizinha foi embora, devido a conta de luz alta, Ela pediu para desligar o relógio. Daí percebi que é esta fase tbm parou de funcionar. A dona destas casa moram embaixo de nós. Já liguei e chamei a ampla energia e eles apenas trocaram a repetidora. A dona AC da casa já abriu minhas correspondência. Algumas vezes. E disse que ela se enganou. Bobinha ela. Meus vizinhos não pagam mais que 150 tendo ar condicionado chuveiro e eletros comuns a todos. Ela não quer que mexam na parte elétrica. A ampla energia diz que é problema dentro de casa. O que fazer?

    • RainyDays disse:

      Oi Nelson
      Teria que chamar sim um eletricista para verificar a parte elétrica da casa. Pode ser problema na fase, se for ele encontrará o problema.
      Tente conversar com a dona da casa e leve alguém para dar uma olhada.
      Abs

  21. Taiana disse:

    Minha conta de luz vinha 60 80 de um tempo para CA veio aumentando de 100 200 ate 300 esse mês veio 650 um absurdo ..estou desconfiando de alguem puxando minha energia.. mudaram para aquele relógio no poste alto não da para eu fazer o teste e agora o que faco?entro c processo contra light?

    • RainyDays disse:

      Oi Taiana
      Você devia chamar um eletricista de confiança para ele verificar o relógio, pode ter mesmo alguém roubando sua luz.
      Depois que ele verificar você pode entrar em contato com a Light e informar o que está acontecendo.
      Abs

  22. priscila disse:

    tem em casa tv ,micro sister,computador,ventilador minha conta veio 181,59 reclamei eles vieram falaram que tem perda de energia eu quase nao fico em casa

    • RainyDays disse:

      Oi Priscila
      Pode estar escapando energia por algum lugar. Você vai precisar chamar um eletricista para arrumar a fiação para você. A conta está cara mesmo, ainda mais se você quase não fica em casa.
      Abs

  23. Jose disse:

    Ola, minha conta de luz vinha geralmente de 59 a 70 reais. aqui em casa só tenho 1 tv, 1 geladeira nova e pequena, 1 ventilador , 1 computador que só ligo a noite e tres luz dessas economica,

    Para minha desagradável surpresa esse mes a conta veio de 229,00 ou seja quase 8x mais cara.

    fui na agencia da empresa de luz ai mandaram um funcionario ir na minha casa, chegando la ele simplismente tirou uma foto do medidor e foi embora.

    fiz os testes e não ta desperdiçando luz.

    a fiação é nova, pois a casa é construção de menos de 2 anos.

    ai a empresa de luz disse que esta tudo ok, ou seja viram somente pela foto.. isso ta correto?

    liguei la e foram groso falaram que se eu não pagar vai cortar.

    • RainyDays disse:

      Oi Jose

      Se mesmo depois de falar com a operadora nada foi solucionado, você pode entrar com processo por danos morais no Tribunal de Pequenas Causas (Juizado Especial Cível). Mas para entrar com processo será preciso pagar a conta, mesmo que ela esteja errada. Caso você ganhe, eles terão que pagar indenização.

      Seria bom também se você tivesse algum eletricista de confiança, para verificar se os dados foram cobrados corretamente.

      Abs

  24. Rainy Days disse:

    Oi Roberto
    Parece que se usar o fio de 1,5 mm aumenta o consumo de energia sim.

    "De acordo com a norma técnica NBR 5410, a seção mínima para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm². Não há problema em utilizar uma seção nominal superior; ela só não pode ser inferior."

    Tirado do site SIL Fios & Cabos Elétricos.
    http://www.sil.com.br/d%C3%BAvidas.aspx

  25. Boa tarde! fiz minha distribuição do FASE e do NEUTRO com fio de 6mm, as tomadas e interruptores estão com fio de 1,5mm isso pode aumentar a energia?

  26. Helena Cristina Neri Grandinet disse:

    oi, eu tou uma duvida sobre escape de energia… tou desconfiada do chuveiro pq ele deu um problema a uns meses e desde então mês a mês a luz vem subindo de 20 em 10 ate 30 já subiu o que vinha 57 esta em 119 agora.. e em casa é só eu e o marido.. 2 banhos por dia, geladeira dia todo eu vejo tv pela manha e a noite.. porem o decoder e a internet ficam ligada o dia todo pode ser isso ?

    • RainyDays disse:

      Oi Helena
      Aumentar tanto assim não costuma ser decoder e internet não. Pode ter aumento se você tiver muitos computadores ligados ao mesmo tempo o dia inteiro, mas mesmo assim não acho que iria aumentar mais de 50 reais.
      Para descobrir você terá que chamar um eletricista, às vezes pode ser a geladeira ou até o chuveiro que estão puxando demais.

  27. RainyDays disse:

    De nada Eli. Deve ser algum outro problema mesmo. Tem que verificar por que pode ser problema no relógio. O chato é isso, de ter que pagar para poder ir alguém verificar.
    O melhor é você procurar ajuda mesmo com o Procon, eles vão informar melhor sobre o que fazer.
    Abs

  28. eli disse:

    Olá boa tarde por favor me ajude me respondendo a minha conta de luz ultimamente estar vindo muito alta so tenho em casa computador,geladeira ferro mais nada mora eu meu marido e meu filho de 1 ano a conta sempre vem ente 120,00 a 130,00 e agora nesse mês veio 323,00 reais so que a conta não estar no meu nome eu comprei a casa ainda estar no nome do antigo morador então não estou conseguindo resolver e e nao posso pagar agora esta conta tão alta e mais uma de 120,00 o que eu faç~o????????

    • RainyDays disse:

      Oi Eli
      O que puxa mais a luz é geladeira, ferro , chuveiro eletrico, ar condicionado. Você tem que verificar se tem algum aparelho com problema que pode estar puxando demais ou então se tem alguém roubando sua luz.

      Faça o teste como explicado acima, apagando todas as luzes e desligando tudo para ver se o relógio vai continuar girando. Se estiver girando é porque tem fuga de energia da casa. Caso tenha. será preciso chamar um eletricista para verificar a fiação.

      O problema com a conta de luz, você tem que ligar para sua fornecedora e ver se eles podem parcelar a conta mais alta para você.

      Espero que ajude.

  29. Liane Spindler disse:

    moramos eu meu filho e meu esposo,usamo microondas,chuveiro cafeteira somente à noite, e a geladeira o dia todo .esta vindo 162,00.é certo

    • RainyDays disse:

      Parece que sim Liane. Principalmente por causa do chuveiro elétrico, que gasta demais.

      Mas se estiver achando que tem alguma coisa estranha, faça o teste indicado acima.

      Espero que ajude.

  30. Fabiana disse:

    Moro sozinho e chego normalmente por volta das 19:00h em casa.Durante o dia deixo somente a luz acesa e a geladeira. Minha conta de luz vem em torno de R$ 100,00 e esse mês veio R$ 120,00. Estou achando alta, o que pode ser?