Preços de comércio eletrônico – como ficar à frente de seus concorrentes
Os preços no e-commerce estão constantemente se alterando, se manter atento aos seus concorrentes é a única forma de estar sempre um passo à frente destes no mercado. Mas como fazer isto? Na verdade, é muito fácil e simples, com a ferramenta de raspador e-commerce.
Assim, você poderá ficar atento sobre tendências atuais, saber quais são os produtos mais vendidos, os preços dos seus concorrentes, as avaliações que estão recebendo e muito mais. Todas essas informações te deixarão um passo mais a frente deles, pois na era em que informação é poder, ter informações é tudo! Vamos explicar um pouco mais.
O mercado é competitivo
A cada ano que passa, novas marcas são lançadas no mercado, novos nichos são supridos e mais lojas nascem. Atualmente, estimam-se que hajam doze milhões de lojas e o número não para de crescer, e nem vai. E o e-commerce tem sido o caminho mais procurado atualmente.
Isso porque, através das plataformas on-line as lojas podem apresentar seu produto, desenvolver sua marca e atingir seu público-alvo com um menor investimento do que precisaria caso fosse abrir fisicamente.
Como o perfil dos clientes tem mudado, e os que antes ofereciam resistência a compras on-line se viram fisgados a esse universo, principalmente no momento da pandemia do Covid-19, em que todas as lojas físicas fecharam e só restou o mundo virtual, a última barreira ao e-commerce acabou de ruir.
Assim, as lojas passaram a investir em provadores virtuais, tabelas de medidas mais exatas, modelos virtuais mais próximos do corpo das mulheres e roupas que vestem melhor o corpo da mulher real, deixando para trás as lojas que não se adaptaram, tornando a concorrência muito mais acirrada.
Mas como combater com essas gigantes do mercado que conseguem investir nessas tecnologias de ponta? Com o preço! Uma das maiores potências e forças mais eficazes do comércio. A estratégia é eficaz e super comprovada, vamos abordá-la um pouco melhor.
O preço como estratégia
Não é preciso nem mesmo ter um profundo conhecimento em marketing para saber que o preço sempre será o diferencial com relação aos concorrentes. Sendo assim, acompanhar o preço dos seus concorrentes, pode ser uma excelente estratégia para se manter à frente deles no e-commerce.
Você pode realizar o mapeamento dos produtos e preços de seus concorrentes usando, por exemplo, a ferramenta de raspador de e-commerce, sendo notificado com relação à mudança dos estoques, recebendo alertas de integrações e APIs, não se permitindo ser vencido pelo preço!
Todos nós sabemos que o consumidor sempre vai preterir o preço de um produto, então, estar à frente lhe garantirá certas vantagens. A ferramenta pode ser útil, inclusive, na hora de definir seu próprio preço. E não se engane achando que é complicado usá-la ou algo do tipo.
Na verdade, é muito simples e fácil. E se você aderir ao raspador de e-commerce, por exemplo, você recebe um relatório detalhado não somente com informativo de preços dos produtos do concorrente, mas também com informações do estoque dele, das avaliações do cliente sobre o produto, quais foram os produtos que mais venderam e muito mais informações.
Dicas para a concorrência no e-commerce
Lidar com a concorrência nem sempre é uma tarefa das mais fácies, principalmente para aqueles que não podem contar com uma equipe de marketing e outros setores. No entanto, com algumas dicas é possível enfrentar a concorrência e se manter de pé nos negócios, separamos algumas:
- Realize uma análise da concorrência: entenda como seu concorrente funciona, o caminho que percorreu e as táticas que utilizou;
- Saiba quem são seus clientes: conheça seu público-alvo para oferecer campanhas direcionadas especificamente;
- Tenha uma boa presença nas mídias sociais: a internet é a ferramenta do momento, dominá-la é um grande passo;
- Sempre esteja atualizado: a atualização constante é necessária para todo e qualquer negócio;
- Passe segurança e confiança sobre seu negócio: pessoas realizam transações com quem podem confiar;
- Tenha bons preços, mas também bons produtos: algumas marcas são tão consolidadas que não precisam baixar seus preços para que seus produtos sejam bem vendidos;
- Tenha fornecedores de confiança: um bom relacionamento com os fornecedores garante que suas entregas de fornecimento não serão volúveis;
- Tenha um diferencial com relação aos seus concorrentes: sempre ofereça algo pessoal mesmo que faça algo que dezenas de outras pessoas façam.
Raspador de e-commerce
É possível sempre estar à frente de seus concorrentes usando o raspador de e-commerce. Isso porque, a ferramenta simples coleta dados e informações de tendências atuais, informações de preços, produtos, avaliações de clientes e muito mais.
A Bright Data é líder no mercado em ofertar o serviço, coletando as informações necessárias e fornece-a ao cliente, tudo isso em conformidade com as práticas e regulamentos de privacidade da RGPD e CCPA. É tudo muito simples e rápido, com a possibilidade de teste gratuito.