Techie

Redimensionar várias imagens ao mesmo tempo

Às vezes temos uma coleção grande de fotos que precisamos modificar o tamanho ou converter, mas fazer em uma por uma pode ser um processo bem cansativo e tedioso. Pois saiba que existem programas grátis para redimensionar várias imagens ao mesmo tempo e, se quiser, convertê-las. São os famosos conversores de imagem em lote ou editores de imagem em lote. Vamos listar aqui alguns programas gratuitos e leves, você poderá escolher qual preferir.


Redimensionar várias imagens ao mesmo tempo

FastStone Photo Resizer

Este programinha da FastStone tem apenas 1.44 MB e é perfeito para quem quer redimensionar, cortar, rotacionar, adicionar texto ou marca d’água em imagens em lote. Faça download em http://www.faststone.org/FSResizerDownload.htm e instale como qualquer outro programa, ele não tem pegadinhas na instalação.

A interface principal do programa traz quase tudo que você vai usar. Basta escolher as imagens no campo da esquerda e clicar em “Add” para ir adicionando elas no campo da direita (você pode adicionar imagens de pastas diferentes). Depois selecione qual formato de saída e marque o quadradinho “Use Advanced Options (Resize…)”. Clicando em “Advanced options” você poderá escolher o tamanho para fotos, se quer rotacionar, cortas etc. Quando terminar de selecionar tudo é só clicar em “Convert”.

 redimensionar imagens em lote faststone photo resizer

Todas as imagens serão salvas com o tamanho escolhido na pasta que você selecionar no programa.

Image Tuner da Glorylogic

O Image Tuner foi criado pela Glorylogic e funciona praticamente como o anterior. Você pode redimensionar e converter imagens em lote de maneira bem simples. É um programinha leve com apenas 2.4 MB.

Para download acesse http://www.glorylogic.com/download.html e clique em “Download” no campo “Image Tuner Free Edition”. Ao instalar preste atenção pois ele pergunta se quer instalar antivirus Avasat, DESMARQUE o quadradinho “Concordo em instalar…”.

Depois é só adicionar suas fotos clicando em “Add images” (1). Para escolher o que irá fazer com as imagens clique no “+” (2) no menu superior do campo da direita. Vai abrir uma nova janela com as tarefas, você poderá selecionar se quer redimensionar, adicionar marca d’água, converter, renomear etc. Quando escolher “Resize” para redimensionar e clicar em “Done”, vão aparecer as opções para configurar o tamanho final.

Redimensionar várias imagens ao mesmo tempo Image Tuner

Redimensionar várias imagens ao mesmo tempo Image Tuner

As imagens serão salvas na pasta que você escolher.

Redimensionneur

O Redimensionneur funciona muito parecido com os outros dois acima, mas o mais legal dele é que tem verão portátil, você não precisa nem instalar o programa para usá-lo. Acesse http://www.toutenvrac.org/program-red-dt.html e clique em “Download” do lado direito do Redimensionneur que aparece sem o escrito “with installer”.

Depois é só clicar no ícone do programa para rodar. Sua interface é bem simples e todas as opções estão na tela principal. Basta adicionar as imagens clicando em “Add” (1). Depois escolha em qual pasta vai salvar as novas imagens clicando em “Browse” (2). Marque o quadradinho “Resize images”, escolha as opções de tamanho de preferir. Neste campo você também pode selecionar se quer manter o formato da imagem (output format), quem preferir pode converter para jpg, bmp ou png. Quando terminar é só clicar em “Launch the selected tasks” (4).

Redimensionneur portátil redimensionar imagens em lote

Redimensionneur portátil redimensionar imagens em lote

Aguarde terminar. No final as imagens estarão salvas na pasta que você escolheu.

Estes são alguns programas gratuitos para redimensionar e converter imagens em lote. São programas simples criados justamente para isso. Quem quiser um programa editor de imagens mais completo e grátis uma opção é o Irfanview http://www.irfanview.com/.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!